O que há por trás das superstições de ano novo

Em toda virada do ano, as pessoas sempre se apegam a simpatias e superstições com a esperança de que o próximo ano seja melhor que o anterior. Das mais simples até as mais estranhas, alguns dizem que funciona, mas a maioria acaba mais se divertindo do que levando a sério esses costumes. O que pouca gente sabe é porque pode ou não funcionar essas simpatias.

As simpatias surgiram de rituais mágicos dos povos pagãos e indígenas do passado. Eles faziam o que chamamos hoje de magia ou feitiçaria. Um dos tipos de magia que eles faziam funcionava na base da semelhança simbólica. Esses povos pegavam objetos e símbolos que eram parecidos com outra coisa e usavam como representações. Por exemplo: uma cabaça de planta pode ser semelhante a um útero, por isso, se pegar uma cabaça e colocar algo dentro para germinar, representa na magia que você quer gestar esse algo em sua vida.

Com o passar dos séculos, essas magias e feitiçarias foram mudando de acordo com a cultura e costume dos povos, utilizadas principalmente pelos grupos camponeses. Com o surgimento e crescimento do cristianismo, muitos símbolos utilizados nessas magias foram trocados por símbolos e cores utilizadas em rituais cristãos. Com o tempo, essas representações também foram substituídas por símbolos do cotidiano das pessoas, e é aí que começam a aparecer as simpatias do jeito que conhecemos hoje.

A palavra simpatia deriva da palavra “simpático”, no sentido de semelhança, por isso segue o mesmo conceito da magia dos povos pagãos, que é utilizar objetos e símbolos semelhantes para representar a realização de um desejo. Dessa forma, o que temos no ano novo que é semelhante ao que queremos? Frutas, cores, objetos pessoais, e por aí vai.

Usar uma camisa amarela porque se parece com ouro serve para atrair dinheiro, ou uma de cor vermelha pois é conhecida como a cor da paixão. Todas as simpatias seguem essa lógica da semelhança. Dessa forma, elas podem funcionar ou não, dependendo da sua crença e de como você associa esses símbolos com sabedoria. Pense no que deseja e depois procure símbolos semelhantes para usar na simpatia. Depois disso, só vai depender da sua fé. Que esse novo ano seja cheio de realizações para você!