7 curiosidades sobre a religião Wicca

Embora muitas pessoas já tenham ouvido falar sobre a religião Wicca, nem todas compreendem quais são os princípios dessa crença. O preconceito e os estereótipos sobre ela, construídos tanto pela Igreja Católica quanto pela mídia, dificultam até mesmo a conquista de mais adeptos para essa forma de ver o mundo.

Uma das ideias mais difundidas sobre a Wicca é que ela é um sinônimo de bruxaria, que tem uma reputação muito prejudicada desde a Antiguidade. Já que as práticas associadas a esse conceito eram diferentes daquilo que o cristianismo pregava, elas foram vistas como magia das trevas, como uma maneira de se conectar com divindades das sombras.

No entanto, nada do que foi disseminado sobre a bruxaria era um fato. A Wicca baseia-se nessa prática e é considerada uma religião neopagã, mas não há nada de sombrio sobre ela. Na verdade, a Wicca estuda a natureza e a maneira como nos conectamos a ela. Celebrações de solstícios, de equinócios e de mudanças das fases da Lua, nesse caso, são comuns.

Além disso, a religião Wicca é pautada na existência de diversas divindades, existindo duas principais, uma delas feminina, Deusa Mãe, e a outra masculina, Cerunos. Cada uma representa a criação do mundo, o renascimento, a fertilidade e a virilidade. Os rituais e cultos realizados são uma forma de agradecer a essas duas forças universais, que unem cada ser à natureza que nos abriga.

Para se aprofundar ainda mais na religião Wicca e se libertar dos estereótipos que foram criados e difundidos sobre ela, confira sete curiosidades sobre essa crença que vão mudar a sua forma de enxergá-la!

Curiosidades sobre a religião Wicca

1) Culto ao Diabo?

Mesa com runas, pedras e folhas
A Igreja Católica, durante a Antiguidade, pregou que as práticas pagãs eram opostas ao cristianismo, de forma que promoviam cultos ao Diabo. Porém, o fato de a religião Wicca cultuar divindades diferentes daquelas que os cristãos cultuam não é um sinônimo de que elas adoram ao Diabo.

Na verdade, a religião é politeísta e defende a existência de muitas divindades, e nenhuma delas é o Diabo. A concepção de Céu e Inferno é um conceito principalmente cristão, que não condiz com as práticas da religião Wicca.

2) O Livro das Sombras

Quem não entende muito sobre a religião Wicca pode acreditar que ela apresenta algo como uma bíblia das trevas, na qual estariam escritos os ensinamentos sobre essa crença. Em alguma medida, esse pensamento está certo. Cada pessoa que segue a religião pode desenvolver o próprio Livro das Sombras.

Esse objeto funciona como um caderno de anotações, no qual os indivíduos deverão anotar rituais, aprendizados e celebrações que aprenderem com o tempo. Não é um livro que pode trazer problemas para quem o lê, é apenas um conjunto de páginas cheias de conhecimento, de uso pessoal.

3) Rituais o ano inteiro

Mulher ao lado de flores de olhos fechados
Como a Wicca é uma religião que prioriza o contato com a natureza e a observação dela, os praticantes devem realizar rituais e celebrações quando determinados fenômenos acontecem. A mudança de estações, marcada por solstícios e por equinócios, e a transformação de cada fase da Lua são eventos que recebem a atenção dos wiccanos.

Purificação de energias, manifestação de bons pensamentos, preparação de banquetes e o uso de cristais para transformar as vibrações de um ambiente são rituais que costumam acontecer nesses períodos. Ao final, cada pessoa pode anotar o que sentiu no próprio Livro das Sombras.

4) Símbolos que você já viu

Os símbolos que vemos na internet, na moda e até em artigos de decoração sempre têm uma origem, e muitos deles que você já viu podem ser wiccanos. A seguir, conheça dois dos símbolos mais utilizados por essa religião e descubra qual você já conhecia!

Lua Tripla: uma meia lua, uma lua inteira e outra meia lua. Esse símbolo representa as três faces da Deusa Mãe cultuada pela região, que são a Donzela, a Mãe e a Anciã.

Pentagrama: um dos símbolos mais conhecidos, o pentagrama é uma estrela de cinco pontas que representa os elementos da natureza e a união entre feminino e masculino.

5) Um altar Wicca

Mesa com velas, pedras e livros
Os altares estão presentes em muitas religiões. São um espaço onde as pessoas podem reunir imagens, velas e objetos que lhes remetam ao que elas acreditam. Para a religião Wicca não seria diferente. No entanto, a aparência desses altares wiccanos pode ser bem inovadora em relação ao que costumamos ver.

Velas coloridas, um pentáculo (pentagrama dentro de um círculo), representações dos quatro elementos, uma varinha mágica, uma faca de dois gumes cega, um cálice e um caldeirão são artigos que costumam integrar um altar Wicca.

6) Sacrifício de animais?

Nas representações midiáticas da religião Wicca, ou da bruxaria como um todo, é muito comum vermos pessoas sacrificando animais em determinados rituais. Mas isso não acontece entre os praticantes da Wicca. Por ser uma religião que prega o contato e a conexão com a natureza, as oferendas feitas aos deuses nunca incluem animais, que devem ser respeitados e amados.

Você também pode gostar:
 

Então, um ritual com oferendas mais fidedignas seria apresentado com pães, frutas, bebidas e alguns objetos, que são artigos que podem ser consumidos sem promover a crueldade contra os animais e o sofrimento deles.

7) Um círculo poderoso

Círculo no chão com frutas e flores

Uma imagem muito associada à religião Wicca é a de um círculo feito no chão durante algum dos rituais promovidos por essa crença. Esse círculo realmente existe e é uma forma de conectar e de proteger as pessoas que estarão participando de tal evento. Antes de entrarem na forma, elas devem tomar um banho com ervas e purificar os próprios pensamentos.

Ao entrar no círculo, todas as pessoas devem saber qual função irão desempenhar no ritual e qual elemento deverão invocar. Assim, o círculo será rompido somente no final desse evento, com cada pessoa se retirando dele.

A religião Wicca ainda precisa ser muito disseminada para que as informações incorretas sobre ela percam a força que acumularam durante anos. Aprimore seus conhecimentos sobre essa crença e veja que de demoníaca ela não tem nada!

 
 

Confira também: