Definir o amor é uma das coisas mais complexas que existe. Mesmo quando estamos apaixonados por alguém, tendemos a não conseguir definir se o que sentimos é paixão, uma sensação de felicidade e bem-estar, bem-querer, carinho ou realmente amor verdadeiro.
Nem os cientistas ou os poetas conseguem traduzir fielmente o que significa o amor. No entanto, sabemos que amar é ser você mesmo, respeitar o espaço alheio e viver uma parceria enriquecedora. Amor é um sentimento de calmaria e bem longe dos altos e baixos de uma paixão arrebatadora. Por isso mesmo, ele é tão buscado por quem deseja estabilidade na vida.
Se você anda em dúvida se seu relacionamento é baseado no amor ou em algum outro sentimento, nós vamos te ajudar. Listamos 15 fatos que o amor verdadeiro traz pra sua vida. Confira e tente se reconhecer nestas situações.
Porém, já deixo aqui um alerta: se você identificar situações contrárias às listadas, fique atento, pode ser a hora de mudar sua forma de agir ou até mesmo sair de um relacionamento tóxico que nada de bom vai lhe trazer.
1- Sem vitimização e sem culpar o parceiro
O amor verdadeiro não tem espaço para culpas e para bancar a vítima. Quando o sentimento é sólido, na hora das brigas ou logo que os ânimos se acalmam, o casal tende a repensar seus atos e assumir seus erros, sem jogar no outro o peso do desentendimento.
2- Sem ciúme exacerbado
Quem ama, cuida. Isso é fato. Mas, se esse cuidar vira uma onda de ciúmes exagerados e sem embasamento, já deixo o alerta de que não é amor. O amor verdadeiro confia e sabe que ter sentimentos tóxicos como o ciúme só estragará a relação.
3- Sem expectativas infundadas
Amar é entender que seu parceiro é diferente de você. Ele provavelmente tem pensamentos e ações bem distintas das suas, e por isso mesmo você não deve criar expectativas de que ele reagiria a determinada coisa da mesma forma que você faria. Se quer alguma coisa ou espera alguma coisa, deixe isso claro. Criar expectativas só cria frustração.
4- Não deixar o medo interferir na relação
O medo é um dos sentimentos mais sacanas que pode existir. Ele frustra, paralisa e cria situações irreais. O amor geralmente anda bem distante do medo, e quando uma faísca aparece logo é apagada pelo parceiro que te tranquiliza.
5- O amor verdadeiro liberta
O amor não sufoca, ele deixa ir. Quem ama precisa de liberdade, de espaço e de situações em que fique distante da pessoa amada. Mas o amor sempre a fará voltar.
6- Viver em parceria, com direitos iguais
O egoísmo e o egocentrismo são duas coisas que devem passar muito longe do amor. Estar num relacionamento baseado em amor é saber que está se construindo uma parceria e entender sempre as necessidades da pessoa amada.
7- Ter o querer muito além do precisar
Amar é querer estar junto e não precisar estar junto. O querer vem de livre e espontânea ação, o precisar denota uma obrigação. Quem ama fica com o outro para atender sua vontade. Simples assim.
8- Sem obrigações
Ainda no raciocínio do tópico acima, o amor verdadeiro às vezes simplesmente não é compatível. Amar alguém não significa que vocês devam viver juntos, talvez não seja o momento certo. Saiba que amar é também ter maturidade para terminar um relacionamento, se for necessário.
9- Dar atenção constante
Saber amar alguém é saber que se tem outra pessoa que espera sua atenção e faz tudo por merecer isso. Isto vale para ao longo de todo relacionamento, pois o amor verdadeiro requer manutenção e o jogo nunca está ganho totalmente.
10- Ter consciência de que o sentimento por si só não é nada
Na prática, amor é apenas uma palavra que por si só não significa muita coisa. O amor deve estar em cada carinho, cada olhar e em cada palavra trocada. Agradar é amar.
11- Traz benefícios e sensação de bem-estar
O amor nunca te fará mal. Não tente viver um amor daqueles de cinema e conto de fadas com muitas adversidades, lutas e na espera do final feliz. Na vida real, o amor te trará todo um enredo de bem-estar e felicidades.
12- Vibração emocional
A ciência comprova: o amor vibra em ondas de calmaria. Se você busca uma vida cheia de altos e baixos, o amor verdadeiro sempre estará longe. Amar traz estabilidade.
13- É incondicional
É a característica mais difícil do amor verdadeiro, e neste caso dizem que apenas o amor materno é passível. Amar alguém incondicionalmente é o mais puro sentimento.
14- Aceita as diferenças
Aprender com o parceiro é amar. Aprender que não existe certo e errado, apenas pontos de vista diferentes.
15- Tem empatia
O amor verdadeiro sempre se coloca no lugar do outro. Se forçar a ver as situações a partir da visão de seu parceiro é uma ótima forma de criar harmonia.
Confira também: