A história de São Judas Tadeu, embora muitas vezes obscurecida pela confusão com Judas Iscariotes, revela um apóstolo cujo legado é marcado pela coragem, devoção e intercessão em situações desesperadas.
Saiba mais sobre São Judas Tadeu:
História de São Judas Tadeu
São Judas Tadeu foi um dos apóstolos de Jesus Cristo. No entanto, não é o mesmo que Judas Iscariotes, aquele que traiu Cristo e o levou à crucificação. Pelo contrário: Judas Tadeu era provavelmente o irmão dele, já que indica-se que era filho de Alfeu, irmão de São José, e de Maria Cléofas, prima-irmã de Maria. Naquela época, parentes que cresciam na mesma casa também eram considerados irmãos.
Apesar do preconceito que sofreu por causa do nome, São Judas Tadeu foi um personagem importante da história católica por alertar contra falsos mestres e por propor os pilares essenciais de uma vida cristã. Por sua postura cristã, o apóstolo converteu muitos pagãos. Como consequência, foi morto cruelmente na Pérsia, onde provocou a ira dos sacerdotes da região.
Por muito tempo, a confusão com Judas Iscariotes fez com que Judas Tadeu fosse esquecido. Apenas no século XIV, a teóloga e mística Santa Brígida resgatou a sua figura após sonhar que Jesus teria dito a ela que São Judas Tadeu resolveria qualquer causa impossível.
Aprofunde-se na história do santo casamenteiro
Daí veio o apelido de “santos das causas impossíveis”, pelo qual São Judas Tadeu é conhecido até hoje.
Oração a São Judas Tadeu
A partir de então, começou uma peregrinação até Roma, no túmulo onde estavam os restos mortais de São Judas Tadeus. Muitos fiéis buscavam no apóstolo a ajuda necessária para pedidos que pareciam impossíveis ou já completamente perdidos.
Atualmente, a melhor data para realizar a oração é em 28 de outubro, no Dia de São Judas Tadeu. É quando os devotos concentram suas orações e pedem a intercessão da divindade nos casos desesperados, de grandes aflições, sem aparente socorro e dos negócios sem remédios.
Conheça a seguir a oração a São Judas Tadeu:
“São Judas Tadeu,
Glorioso Apóstolo,
Fiel servo e amigo de Jesus!
A Igreja vos honra e invoca por todo o mundo
como Patrono dos casos desesperados
e dos Negócios sem remédio.
Rogai por mim que estou desolado.
Eu vos imploro, fazei uso do privilégio
Que tendes de trazer socorro imediato,
Onde o socorro desapareceu quase que por completo.
Assiste-me nesta grande necessidade,
Para que eu possa receber as consolações e auxílio
Do céu em todas as minhas precisões, tribulações e sofrimentos.
São Judas Tadeu, lembrar-me-ei sempre deste grande favor
E nunca deixarei de vos louvar e honrar como meu especial
E poderoso patrono
E fazer tudo que estiver ao meu alcance
Para espalhar a Vossa devoção por toda parte.
Amém.
São Judas Tadeu rogai por nós.”
No site da Paróquia Santuário São Judas Tadeu, em São Paulo, é possível encontrar o relato de diversos fiéis que tiveram os seus pedidos atendidos após realizarem a oração de São Judas Tadeu.
Saiba a história de São Longuinho
Vera Lúcia de Oliveira Ribeiro, por exemplo, conta que o irmão perdeu todos os movimentos do corpo após uma paralisia infantil com 4 anos de idade. A sua mãe orou em nome de São Judas Tadeu e, no dia seguinte, o irmão acordou e se levantou da cama, completamente recuperado. O médico afirmou que era um milagre.
Novena de São Judas Tadeu
Há ainda a novena de São Judas Tadeu, realizada para trazer força e esperança nos momentos mais difíceis. Também no dia 28 de outubro, a novena é celebrada anualmente no Santuário São Judas Tadeu, mas pode ser realizada a qualquer hora. O apóstolo demonstra a fé que pode ser encontrada no Senhor mesmo nas situações mais desesperadoras.
Para rezar a novena de São Judas Tadeu, comece fazendo o sinal da cruz: “Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Depois, invoque o apóstolo para rezar com você dziendo: “Santíssimo São Judas - apóstolo, mártir e amigo de Jesus, hoje peço-vos que rezeis por mim e pelas intenções que agora partilho…”. Detalhe quais são suas intenções. Em voz alta, você pode dizer uma intenção para os nove dias de orações ou uma intenção para cada dia.
Conheça a oração de cada signo
Então, reze a novena de São Judas: “São Judas, és o patrono do impossível. Rezem por mim e pelas minhas intenções! Ó São Judas, rogai para que a graça e a misericórdia de Deus cubram as minhas intenções. Rezar pelo impossível, se for essa a vontade de Deus. Reze para que eu tenha a graça de aceitar a santa vontade de Deus, mesmo que seja dolorosa e difícil para mim.”
Por fim, encerre com o sinal da cruz. Repita esse processo durante mais oito dias para completar a novena.
São Judas Tadeu é o santo a quem podemos recorrer até mesmo quando não há mais esperanças de salvação. Ele traz conforto aos nossos corações e uma nova perspectiva sobre os problemas que pareciam impossíveis. Conheça mais sobre esse santo e as suas orações!
Confira também: