A autoestima é fundamental para conseguirmos ter uma vida saudável e feliz. A falta de uma boa autoestima pode gerar muitos problemas e até mesmo grandes disfunções como a depressão e a ansiedade. Se você não tem uma boa relação consigo mesmo, é provável que não consiga ter uma relação positiva com o ambiente e com as pessoas a seu redor.
Por isso a autoestima é tão importante, pois sem ela não temos a confiança nem a atitude necessárias para agir e evitar os problemas que acontecem em nossa vida. Por essa razão, neste artigo, vou abordar os 7 principais comportamentos que sabotam sua autoestima. Pois essa é uma forma muito perigosa de se autossabotar. Neste artigo, você saberá:
-
Os 3 dos 7 principais comportamentos de baixa autoestima
-
Como a autoestima influência sua vida
-
Como lidar com esses comportamentos
Como a autoestima influencia nossa vida
De todos os problemas que acontecem em nossa vida, desde problemas em relacionamentos a financeiros e emocionais, estão todos relacionados a uma autoestima negativa. Nenhum julgamento é tão importante quanto o que se faz de si mesmo.
A autoestima envolve dois componentes fundamentais: o sentimento de autoconfiança e o autorrespeito. A soma desses dois fatores gera nossa autoestima, que é a capacidade que temos de avaliarmos a nós mesmos. Se temos uma avaliação negativa, ou condicionada a fatores externos, criamos uma autoestima frágil.
Essa autoestima frágil faz com que não confiemos em nossas ações e em nossos projetos. Tendo o autoconceito prejudicado, a confiança em si diminui e isso colabora para uma diminuição da autoestima.
Logo a pessoa tem dificuldade em vários setores de sua vida, pois não tem a confiança necessária para os desafios que se apresentam no cotidiano. Vou listar aqui os comportamentos que geram essa baixa autoestima:
Confira também: