A grande maioria de nós possui uma grande dificuldade: a de dizer não. Colocar limites nas relações é algo muito difícil para muitos de nós por diversas razões. Pode ser que tenhamos medo de magoar os outros, ou do que irão pensar de nós etc. Mas nesse texto quero falar para você os motivos do porquê devemos dar limites e como isso pode, inclusive, melhorar nossas relações.
A necessidade de dar limites
As relações são tão importantes quanto o alimento. Nosso corpo precisa de alimento e de água para viver. Da mesma forma, nosso psiquismo precisa de amor, cuidado, conexão com os outros para poder crescer sem que tenhamos traumas que afetam nossa saúde.
Se as relações são construídas através de abusos, violência e chantagem, nossa saúde emocional acaba sendo afetada. De maneira geral, a dificuldade de dar limite se deve à busca pela aprovação do outro. As pessoas querem a todo custo ter a aprovação do outro e com isso aprendem a abrir mão daquilo que desejam em função daquilo que o outro quer e espera que elas desejem.
A pessoa não pensa no que quer da relação, mas sim que quer uma relação. Aceita tudo do outro sem questionar e sem colocar limites no relacionamento. Isso gera sofrimento, pois, sem perceber, a pessoa se anula. Assim a depressão e a ansiedade podem aparecer, gerando transtornos que antes não existiam.
Limites são necessários
Os limites são aquilo que eu espero que o outro faça para cuidar de mim. Ele é um ato de amor consigo e com o outro. Consigo porque você comunica como quer ser tratada e cuidada. Informa que se aquele limite for ultrapassado isso irá lhe causar mal. Por exemplo, você está muito cansado e lhe pedem mais alguma coisa para fazer. Você prontamente atende, sem negar, mesmo estando exausta. O medo de dizer não e perder a relação, de parecer uma pessoa que não está nem aí para a necessidade do outro, se instaura em sua mente. Fica impossível dizer não. Mesmo que você saiba que deveria ter negado.
Isso acontece porque em sua mente não está claro o tipo de relação que deseja. Você merece uma relacionamento onde há cuidado, carinho e respeito. Ao falar para o outro que precisa desse cuidado e dizer que está exausta, você demonstra autoconhecimento de seus limites. Dá ao outro a oportunidade de cuidar de você e também denota organização de sua parte, por conhecer até onde pode ir. Muitas pessoas gostariam de poder dizer não e admiram quando os outros o fazem e colocam limites, por conta da coragem e da clareza sobre como querem ser tratados.
É hora de você começar a impor limites, sabendo primeiro como você quer ser tratada nos relacionamentos. Saiba quais os seus limites, cuide de sua saúde física, mental e emocional. Esse é um ato de amor com você e com quem se relaciona com você, pois, a partir do momento que você aprender a dar limites, seus relacionamentos melhoram.
Saiba que quem não respeita seus limites são pessoas que não se importam com sua saúde mental e emocional, então melhor que se afastem mesmo. Não tenha medo de perder quem não cuida de você. Quem te ama vai entender os limites, respeitar seu tempo e ficará feliz por poder fazer as coisas para que você se sinta bem.
Você também pode gostar:
Aprenda por que tornar sua relação mais igualitária
Conheça 10 sinais de dependência emocional no relacionamento
Aproveite cinco dicas para não se vitimizar emocionalmente
Então, vamos começar a dar limites?