Como aplicar a Astrologia na sua equipe de trabalho

Manter uma equipe de trabalho unida e engajada é um desafio muito grande para as empresas, em especial nos dias de hoje, em que o capital humano precisa ser valorizado. Os funcionários precisam se sentir motivados e respeitados, e isso significa dignidade para o trabalhador, além de ser uma vantagem para a empresa. Quem trabalha satisfeito produz melhor, trazendo, com isso, ótimos resultados para a empresa.

Existem diversas ferramentas de treinamento, entre as mais tradicionais e as novidades, que vieram para somar nessa busca por membros afinados dentro do time de trabalho e alinhados com os propósitos da empresa.

Entre essas ferramentas, há uma que, à primeira vista, pode até parecer incomum, por não estar genuinamente ligada ao ambiente corporativo de forma direta: a Astrologia. Mas em se tratando de perfil comportamental – analisando capacidades, pontos fortes e fracos e todo problema relacionado ao comportamento humano –, essa nova utilidade dos astros parece ter tudo a ver com o assunto. E esse é o tema deste artigo.

Como a Astrologia pode ajudar no ambiente corporativo?

Ainda que não muito difundida, a Astrologia permite que nos aprofundemos no perfil de cada funcionário e também pode ajudá-lo a aperfeiçoar o autoconhecimento, trazendo, com isso, autocontrole e equilíbrio, tanto nas relações de trabalho como no seu posicionamento dentro da empresa.

Com a ajuda do mapa astral, somos capazes de perceber o grau de evolução das habilidades de cada membro da equipe, trazendo para fora um aprimoramento de suas qualidades e a neutralização de defeitos que podem prejudicar seu desempenho no trabalho, bem como o rendimento do time e os resultados da empresa.

FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO

É possível avaliar as necessidades de cada um, a forma como lida com mudanças, adversidades, situações desagradáveis e oportunidades. Desenvolvendo o perfil de líder e de liderado de cada signo, é possível encontrar um equilíbrio, para extrair o melhor de cada um e criar estratégias de crescimento pessoal e profissional.

Existem, inclusive, cursos sobre a utilização da Astrologia como ferramenta de gestão comportamental, tamanha a habilidade que ela tem de esmiuçar o nosso comportamento e nossas atitudes. É uma abordagem diferenciada para o trabalho dos astros, que pode ser extremamente interessante e efetiva na busca de resultados de forma individual e coletiva.

O perfil de cada signo

Cada nativo do Zodíaco tem sua forma de pensar, agir e expressar sentimentos em qualquer situação, e isso é importante para trilhar um caminho personalizado que vise ao melhor aproveitamento de suas capacidades para obtermos êxito nas relações profissionais.

Aprenda a usar a Astrologia como uma ferramenta para o autoconhecimento

Sendo assim, listamos aqui algumas características de cada signo no ambiente de trabalho – incluindo seu perfil comportamental e seu estilo de liderança –, abordando seus pontos fracos e fortes, o que pode ajudar a encontrar meios de obter o melhor de cada um dentro da equipe de trabalho.

Áries

Pessoas trabalhando com computadores.

Regido pelo elemento Fogo, esse nativo é movido a entusiasmo e ousadia. No trabalho, não tem medo de se esforçar, dando o máximo de si. Gosta de tomar a iniciativa, portanto precisa de funções que lhe permitam ter liberdade e autonomia. Apesar de ser bastante enérgico, sabe trabalhar bem em equipe. Tem sede de resultado, e isso o torna um profissional dedicado e eficiente. Seu pioneirismo lhe permite trazer sempre as melhores ideias. Este é um signo de líderes natos. O chefe ariano é ágil e confiante, mas pode ser um pouco exigente, pois quer extrair o melhor dos seus liderados.

Saiba como funciona a Astrologia Transpessoal

Como pontos fracos, destacam-se a impetuosidade e a impaciência. O desejo por alcançar resultados rápidos pode levar esse nativo a um estado de ansiedade. Seu modo arrojado também pode ser interpretado como grosseria, já que ele não é dado a sutilezas. Isso pode ser visto como um risco de possíveis conflitos em equipe.

Nesse caso, é preciso potencializar sua proatividade, oferecendo-lhe recursos e abertura para suas ideias. É preciso apenas atenuar o seu ímpeto e precipitação.

Touro

Homem branco usando um notebook.

Taurinos são sabidamente conhecidos por serem os nativos mais trabalhadores do Zodíaco. Focados e determinados, não se importam em fazer hora extra. Para eles, isso significa um futuro estável e confortável.

Sua ética e seriedade no trabalho os tornam o profissional ideal, modelo de empregado. Gostam de ambientes calmos e que proporcionem paz e tranquilidade para se concentrarem em suas tarefas. Ambientes onde reina a harmonia são perfeitos para esses nativos, que são extremamente respeitosos com seus colegas de equipe. São bons chefes, mas se saem melhor sendo liderados, pois sabem respeitar a hierarquia como ninguém. Não são pessoas que focam o interesse em liderança, apesar de serem chefes fáceis de lidar. Mas aceitam bem uma promoção, já que é a certeza de um bom aumento na remuneração.

Como são muito apegados à rotina, os taurinos geralmente não gostam de mudanças muito bruscas e simplesmente odeiam pressão. Eles fazem as coisas no seu tempo, o que pode parecer, aos olhos alheios, lentidão. Sua teimosia também pode ser um entrave, pois pode trazer à tona um comportamento um tanto quanto intransigente, e até mesmo ostensivo. É interessante trabalhar esses pontos fracos, porque o taurino é um profissional valiosíssimo para a empresa. Quem tiver um desses em sua equipe pode ficar tranquilo: o trabalho será muito bem-feito.

Gêmeos

Pessoas numa mesa trabalhando com notebooks.

Este é um dos signos mais versáteis que conhecemos. Geminianos são curiosos, ávidos por informação e gostam de conhecer o mecanismo de todas as coisas. São profissionais com grande capacidade de adaptação, mas é preciso que haja estímulo, pois enjoam facilmente das coisas, especialmente se não veem motivação.

Adoram usar a criatividade para tudo, inclusive para encontrar soluções. Se você quer um pensamento fora da caixa, contrate um geminiano. Mas dê a ele liberdade para se expressar e espaço para ele expandir suas habilidades. Assim, você terá o melhor dele no ambiente de trabalho.

Têm uma capacidade inigualável de captar detalhes, estão sempre atentos a tudo que aconteça ao seu redor. Sabem ser bem liderados, porque conseguem argumentar de forma racional e convincente. Como chefes, são abertos ao diálogo e entendem que a democracia é que constrói uma equipe. No entanto, podem ser inquietos, volúveis e indecisos.

Não gostam de decisões chatas e, se não tiverem um atrativo interessante, tendem a perder o foco.

Extraia desse nativo o melhor que ele pode dar: informação e conhecimento. Não existe nada que ele não tenha pesquisado. Mas faça-o ter a consciência de que cada assunto deve ser abordado de forma a que ele possa dar a devida atenção e foco, para não fazer as coisas pela metade.

Câncer

Mulher negra sentada na sacada de um prédio, com notebook a sua frente.

O canceriano é um nativo extremamente trabalhador, sabe lidar com as normas de gestão da empresa e é um ótimo colega de equipe. Não tem problemas com rotina. Aliás, para ele é uma chance de criar laços com os colegas, chefe ou subordinados, já que ele precisa desse feedback por parte dos seus pares.

No ambiente de trabalho, é altamente dedicado e responsável. Nunca deixa uma pendência nas tarefas. É o funcionário ideal, se a empresa estiver buscando alguém que cumpra seu trabalho com perfeição. Tem ambição na medida certa, e jamais passaria por cima de alguém para alcançar seus objetivos.

O chefe de Câncer é atencioso, gosta de ouvir seus funcionários e realmente se importa com o bem-estar deles. Geralmente o canceriano prefere não estar na posição de liderança, mas aceita essa missão com seriedade. Só precisa ficar atento para não deixar suas emoções e seu afeto pelos funcionários atrapalharem seu desempenho e sua chefia.

Em primeiro lugar, para extrair o máximo desse nativo, é preciso dar-lhe confiança e segurança no ambiente corporativo. Ser leal também é importante, pois esse signo preza a honestidade acima de tudo. Para minimizar seus pontos fracos, ele precisa entender que não deve deixar as emoções dominarem seu espírito e tem que aprender a lidar com críticas.

Leão

Pessoas reunidas trabalhando.

Leoninos são líderes por natureza. Sabem usar seu magnetismo para influenciar e inspirar pessoas. Sua energia e obstinação são vistas como exemplos a serem seguidos pelos colegas de equipe ou subordinados. Incansáveis e responsáveis, eles arregaçam as mangas e não se deixam abater por nada. Não é à toa que têm uma grande vantagem quando o assunto é promoção de cargo.

Trabalho em equipe é algo que eles encaram com naturalidade e entusiasmo, até porque a interação é uma habilidade forte nesses nativos. São generosos e incentivadores, conseguem extrair o melhor de si e de seus colegas em um trabalho de equipe.

O chefe leonino tem um grande poder de decisão e, mesmo adorando estar sob os holofotes, sabe dar abertura a seus liderados, fazendo com que se sintam confortáveis em trabalhar com ele. É realmente prazeroso ter um chefe do signo de Leão, pois ele consegue contagiar todo o time, com entusiasmo e brilho, que ele não se importa nem um pouco em dividir, pois acredita que todos estão ali para somar. Mas obviamente, com um certo limite, pois, apesar de estar aberto a ouvir, ele não gosta de alguém que desafie sua autoridade. Saber levar o leonino é uma estratégia para se dar bem no ambiente de trabalho – se você souber lidar com o jeito de ser desse nativo, se tiver jogo de cintura, seu futuro está garantido. Afinal de contas, ele prefere aliados.

Um quê de insegurança pode balançar um pouco o leonino, pois para ele não há outro caminho que não o do sucesso. Então, quando as coisas não correm como o esperado, ele tende a se sentir um pouco perdido. Mas nada que um apoio da equipe não consiga sanar.

Virgem

Mulheres numa sala de reuniões.

Mais um signo que nasceu para o trabalho. Esses nativos são completamente dedicados, responsáveis, atentos e pontuais. Raramente veremos um virginiano faltando ao trabalho ou até mesmo chegando atrasado. Pode chover canivete, que ele vai chegar ao trabalho, bater seu cartão e dar o melhor de si.

Impressione-se como a Astrologia explica a personalidade de irmãos gêmeos

Em equipe, o virginiano é colaborativo, respeitoso e prestativo. Adora ajudar. Se você tiver algum problema, ele certamente será o primeiro a ajudar a consertar. É um dos signos mais interessados e inteligentes do Zodíaco, e tem como palavras de ordem: organização, planejamento e responsabilidade. O ambiente de trabalho em si já é um fator de motivação para o virginiano, que não precisa de nada mais para cumprir suas tarefas com afinco.

O chefe virginiano é analítico, gosta de orientar seus subordinados e está sempre pronto para ajudar, pois ele quer que todos entreguem um trabalho “redondo”. Por essa razão, um dos seus pontos fracos mais famosos é o perfeccionismo: ele quer tudo certinho, funcionando como um relógio. E por essa razão tende a ser um pouco duro com seus liderados, cobrando demais deles. Mas, se você fizer o seu trabalho com responsabilidade e sem esperar aplausos, terá uma jornada agradável ao lado de um colega ou chefe virginiano.

Libra

Mulher branca e ruiva sentada enquanto usa um notebook.

Este é um signo que preza o equilíbrio e a democracia dentro do ambiente de trabalho. A diplomacia é praticamente um estilo de vida para esse nativo. Simpático, prestativo e com uma capacidade ímpar de se adaptar, o libriano se encaixa em muitas opções de trabalho e tem um grande espírito de equipe.

Seu lema é equilíbrio. Um ambiente de trabalho harmônico consegue trazer o melhor do libriano. Agora, quando há desarmonia, conflito ou competitividade, esse profissional não vai render tanto quanto pode. Como vive sempre ponderando os dois lados de uma situação, ele pode vir a ser um chefe justo e sensato. Vai sempre trazer críticas construtivas, preocupando-se em fazer com que as qualidades de seus liderados sobrepujem seus defeitos, como forma de incentivá-los a se corrigirem por seus bons feitos.

Um dos defeitos mais conhecidos do libriano é a sua dificuldade para tomar decisões. E isso também acontece no trabalho. É importante que ele tenha uma equipe autônoma e parceira, para que todos juntos possam contornar dilemas que ele porventura não consiga resolver.

Escorpião

Homem branco trabalhando com artesanato.

Este signo é sempre visto como vingativo e controlador. É por isso que muitas pessoas ficam “cheias de dedos” para lidar com esse nativo, especialmente se for no ambiente de trabalho – e pior ainda se ele for o chefe. Mas não é bem assim. O escorpiano é um excelente trabalhador, dotado de uma fidelidade sem igual. E, graças à sua discrição, vai ser quase impossível encontrar um escorpiano fofoqueiro. Além disso, por não se esquecer de nada que lhe fizeram – para o bem e para o mal –, esse nativo sabe demonstrar gratidão e gosta de retribuir tudo de bom que lhe tenham feito.

Decidido, analítico, observador e autêntico, o indivíduo desse signo consegue captar tudo à sua volta. Nada lhe passa despercebido. Como funcionário, pode facilmente conseguir promoções constantes e chances de êxito na carreira. Como chefe, consegue perceber quem está lá para trabalhar e quem está lá para enrolar. Também consegue notar de cara um funcionário puxa-saco ou aquele que gosta de prejudicar os colegas. Com esse nativo, esse tipo de profissional nunca vai se dar bem.

Por ser uma pessoa muito dedicada e leal, não admite quem não esteja em sintonia. Isso pode fazer com que o escorpiano monopolize grande parte do trabalho, por achar que os outros não darão a devida importância. O ideal é ser honesto e ético com esse nativo, mostrando a ele que você é alguém confiável e comprometido. De verdade!

Sagitário

Mulher branca trabalhando com jardinagem.

Sagitarianos adoram liberdade e aventura. Gostam de adquirir conhecimento e são bastante extrovertidos e criativos. Amam estar entre outras pessoas e se preocupam com o bem-estar de todos que estão à sua volta. Trabalhar em equipe é algo de que eles gostam, mas se o trabalho for monótono ou “engessar” sua liberdade de alguma forma a coisa muda de figura. É muito provável que eles fujam dessa empreitada.

No geral, o sagitariano gosta de metas palpáveis, traçadas de forma concreta e realista. São focados, desde que estejam num ambiente favorável a suas ideias e que não os faça se sentirem aprisionados.

Esses nativos são excelentes colegas de trabalho, têm grande facilidade de fazer amizades e são respeitados entre seus pares. Como chefes, adoram liderar. A ambição pode ser um problema, pois geralmente podem se deslumbrar com o poder e, com isso, virem a se transformar, tornando-se autoritários. Mas felizmente, na maioria das vezes, são chefes justos, protetores e bons gestores.

Lidar com o ego de um sagitariano – principalmente se ele for chefe – não é uma tarefa tortuosa. Sabendo motivar e respeitar o espaço dele, a convivência será tranquila e proveitosa.

Capricórnio

Mulher asiática trabalhando como mecânica.

“Meu nome é trabalho.” Esse é o slogan desse signo, que pareceu nascer pronto para se dedicar às tarefas corporativas como ninguém. Sua ambição o leva a buscar sempre dar o melhor de si, e seu foco está sempre em cumprir seus objetivos com dedicação e profissionalismo. Assim como os virginianos e os taurinos, o capricorniano tem o próprio trabalho como motivação.

Esse nativo é dotado de grande inteligência, sabendo fazer uso dela como nenhum outro. Adoram fazer tudo de maneira organizada e planejada, raramente colocam o carro na frente dos bois. Realistas e focados, dificilmente serão pegos de surpresa, pois traçam sua trajetória nos mínimos detalhes. O sucesso vem para sua vida de maneira sólida.

Atente-se às coisas que só os amantes da Astrologia entendem

Por ser uma pessoa bastante pragmática e concentrada nos afazeres, pode ser visto como frio, distante, antissocial e que não gosta de trabalhar em equipe. Mas o capricorniano se dá muito bem com seus pares. Só que ele sabe separar muito bem o pessoal do profissional, então não espere virar o melhor amigo dele de uma hora para outra. Mas não se preocupe: ele é leal, correto e honesto.

Esse nativo gosta de disciplina e preza a hierarquia de um jeito único. Por essa razão, consegue ser tanto um bom funcionário como um chefe melhor ainda. O chefe capricorniano é rigoroso e tem um controle de qualidade muito alto. Ele espera o máximo de seus funcionários. Para não desandar sua relação com esse chefe, seja responsável, realize suas tarefas com profissionalismo.

Por ser exigente e crítico, o nativo de Capricórnio tende a ser mais estressado e exigente consigo mesmo e com os outros. Uma boa ideia é que ele tenha em mente que o sucesso está no DNA dele, então não é preciso se preocupar, pois nada nessa jornada tirará isso dele.

Aquário

Homem branco com dolmã branca.

O signo da coletividade e da solidariedade. Para o ambiente corporativo, essas são habilidades muito úteis, em especial nos dias atuais, em que a humanização em todas as relações tem obtido uma grande relevância. Mas esse nativo também tem outras qualidades menos conhecidas – é bastante racional e com um forte senso crítico, o que ajuda a traçar suas metas de forma eficiente e objetiva.

O aquariano é dotado de uma inteligência acima da média, consegue enxergar as coisas sob uma perspectiva privilegiada, de uma forma que as outras pessoas não conseguem. É criativo, comunicativo e tem facilidade de lidar com desafios de forma inovadora. Trabalhar em grupo não é um problema para ele, que sabe como levantar um colega de trabalho.

Como chefe, esse nativo sabe reconhecer o potencial de seus liderados, é justo e sempre preocupado com os outros. Geralmente, aquarianos são ótimos liderando, sabem ouvir sua equipe e tomar decisões com base no que é bom para a coletividade. Mas não se engane, pois o aquariano sabe ser teimoso quando quer e não consegue admitir que está errado. Outra coisa que tira seu prumo é um ambiente conservador demais, pois isso vai contra seus ideais. O interessante é saber estar alinhado com as ideias desse nativo e aprender a abrir sua mente e coração para uma visão mais alternativa das coisas.

Peixes

Homem branco segurando tablet numa sala de trabalho.

Nesta nova era de humanização nas relações profissionais, empatia e amabilidade são características muito valorizadas. E os piscianos são os nativos mais ricos nessas qualidades. Eles são dotados de grande sensibilidade e intuição, conseguindo, com isso, harmonizar o ambiente de trabalho. Não gostam de desavenças, e a última coisa que preferem fazer é usar da força ou energia para resolver problemas.

Apesar de não colocar a vida profissional no topo de suas prioridades, ele se dedica completamente ao trabalho, é prestativo e pronto a ajudar. É aquele amigo com quem você sempre poderá contar, não importa se você acabou de chegar à empresa.

No entanto, o pisciano prefere sempre fazer aquilo de que gosta. E não hesita em trocar de emprego se não estiver se sentindo feliz. Apesar de não se interessar em liderar, é um chefe bondoso e paciente. Não gosta de comandar sob a perspectiva da autoridade. Mas incrivelmente é atendido por seus subordinados, que o respeitam e o admiram pela forma como ele os trata.

Como ponto fraco, esse signo não lida bem com horários e regras fixas, são um tanto quanto desorganizados. Mas nada que uma boa dose de motivação e equilíbrio não resolva. Trabalhar com um pisciano requer delicadeza e um olhar mais afetuoso, pronto para as novas formas de gestão.

Há sempre uma forma de potencializar qualidades e minimizar os efeitos dos pontos fracos tendo como ferramenta a Astrologia e suas abordagens. Na verdade, a Astrologia não esconde os defeitos, ela nos ajuda na capacitação para o autoconhecimento, para que saibamos como lidar com nosso comportamento de forma mais esclarecedora. Experimente usar a força dos astros para aumentar suas chances profissionais. Ou, se você for o empregador, essa é uma ótima oportunidade de construir um verdadeiro time dos sonhos.

Confira também: