Você já ouviu falar em Chakras? Muito se fala sobre estes pontos de energia em nosso corpo, entretanto poucos sabem de sua rela origem, estudo e função em nosso comportamento e vida.
Os chakras são assunto de grande importância no mundo da Yoga. A prática tem como base o comportamento e força destes pontos do nosso corpo, desenvolvendo movimentos, técnicas de respiração e posições corporais com foco no bom funcionamento e fluência de energia nos sete chakras do corpo humano.
Para muito além do teor “místico” que os chakras adquiriram no senso comum, há uma explicação cientifica para tais. Estas localizações em nosso corpo são de maior fluência sanguínea e concentração de nervos, tendo papel essencial em diversas funções vitais.
Além disso, a visão espiritual dos chakras confia a eles uma necessidade de equilíbrio para que o comportamento do homem seja bom em vida. O desequilíbrio destes chakras é o que é trabalhado pela yoga e meditação.
Os chakras estão dispostos em sete diferentes pontos de nossa coluna, iniciando no cóccix até o topo de nossa cabeça. Conheça-os melhor:
Os sete Chakras:
Em nosso corpo, os sete chakras (Básico, Sexual, Plexo Solar, Cardíaco, Laríngeo, Frontal e Coronário) estão relacionados diretamente à glândulas endócrina, interferindo em funções específicas do organismo.
Eles são também designados por cores relacionadas aos elementos terrestre (ar, água, fogo e terra) com os quais tem maior ligação.
Chakra Básico (em Sanscrito: Muladarha = suporte)
Localização: Base da coluna vertebral – cóccix. Cor: vermelha. Fisiologia: ligado á glândula suprarrenal – controle de volume sanguíneo, hormônio adrenalina e suporte às estruturas do corpo.
Este chakra influencia nas necessidades físicas primárias: comer, dormir, beber, fazer sexo, entre outras. Ele é a sua conexão com a terra, com o que está sob você. O desequilíbrio do chakra básico gera irritação, falta de autoconfiança e tensão com atividades básicas do dia a dia.
Chakra Sacro ou sexual (em Sanscrito: Swadhisthana = cidade do prazer)
Localização: baixo ventre Cor: Laranja Fisiologia: ligado ás funções renais e hormônios femininos e masculinos.
Este chakra está ligado à reprodução sexual e sistema excretor humano. Trata da relação com a família, amigos e consigo mesmo. Seu desequilíbrio influencia na autoestima, autoconfiança e ânimo.
Chakra Umbilical ou Plexo Solar (em sânscrito: Manipura = cidade das joias)
Localização: região do umbigo. Cor: amarela. Fisiologia: pâncreas e funções digestivas.
O chakra umbilical controla muito das emoções, pode causar enjoo e irritação quando desequilibrado. O seu bom estado gera prazer e sentimento de vitalidade.
Chakra Cardíaco (em sânscrito: Anahata = Câmara secreta do coração)
Localização: altura do coração. Cor: verde e rosa. Fisiologia: energia do tórax e sistema respiratório e ainda ao sistema imunológico.
O chakra cardíaco controla as emoções, compaixão e controle dos outros chakras. Quando não está bloqueado proporciona equilíbrio espiritual. O contrário provoca ira, angústia e até mesmo depressão.
Chakra Laríngeo (em sânscrito: Vishuddha = purificador do sangue)
Localização: região do pescoço. Cor: azul claro Fisiologia: tireoide – controle da menstruação nas mulheres.
Este ponto de energia é responsável por proteger os chakras da cabeça. Interfere nas expressões e comunicação humana. Tem como “extensão” as mãos e braços para que as ações sejam executadas.
Chakra Frontal (em sânscrito: Ajna = centro de controle)
Localização: altura da testa. Cor: azul. Fisiologia: glândula hipófise.
Representa as ideias, o raciocínio, cuida também da intuição. Seu desequilíbrio gera a falta de foco e sobrecarga de tarefas e pensamentos.
Chakra Coronário (em sânscrito: Sahashara = lótus das mil pétalas)
Localização: topo da cabeça. Cor: dourado e lilás. Fisiologia: glândula epífise.
O chakra coroa é responsável por controlar todas as funções do corpo e pela maior parte do equilíbrio espiritual. Este ponto de energia trabalha com a consciência e com as sensações humanas e suas interpretações. Compreende a existência, sustenta a fé e a espiritualidade.