Você sabe o que o verbo “procrastinar” significa?
Procrastinar é o ato de deixar para a última hora tudo o que você poderia estar fazendo desde agora. E isso pode ser feito com qualquer tipo de função que você tenha em sua vida. Por exemplo: você sabe que precisa sair de casa às 14h30 para chegar ao seu destino às 15h. São 14h15 e você já está livre. Você sai de casa ou espera dar o horário exato para chegar em tempo?
Você tem um trabalho da faculdade que deve ser entregue até o dia 30 desse mês. Você começa o quanto antes, para fazer uma pequena parte por dia e deixar os últimos dias para revisão e aperfeiçoamento ou você espera até o último minuto para começar?
No trabalho, como você lida com seus prazos? Organiza sua agenda do dia para realizar cada tarefa em um horário ou deixa tudo acumular para o final da tarde? Tudo isso é sinal de procrastinação! E se acostumar com o ato de procrastinar pode ser muito ruim para a sua vida. Ao acumular muitas tarefas, o estresse pode ser gerado e pode, também, gerar desapontamento consigo mesmo (o que leva à depressão e outras doenças). Pode gerar consequências profissionais, como perder o emprego, por exemplo, e por aí vai...
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Por isso, deixar essa característica de lado é o melhor dos caminhos. Ao deixar de ser um procrastinador, você se tornará uma pessoa mais produtiva, ativa, confiante, orgulhosa de si mesmo, organizada e muito mais. E para te ajudar nessa tarefa, separamos algumas dicas que te ajudarão. É só conferir abaixo!
Estabeleça prazos mais curtos
Pense na próxima tarefa que você precisa realizar. Pensou? Muito bem. Independentemente de qual seja o prazo real que ela tenha, estabeleça uma data limite que seja anterior a esse prazo. Dessa forma, mesmo que você deixe para o último instante para realizá-la, ainda estará antes do prazo.
Pense na responsabilidade da entrega
Não adianta estabelecer prazos mais curtos ou seguir qualquer outra dica se você não entender a responsabilidade que você tem perante a atividade que precisa exercer. Por mais simples que seja, por “menos importante” que seja, fale para você mesmo que, sim, essa atividade é muito importante e ela precisa ser entregue dentro do prazo estipulado.
Não importa se é a atividade mais importante ou não do mês, a atividade mais simples ou a que demanda mais tempo. Coloque em sua cabeça que o prazo foi pensado, estipulado e deve ser respeitado.
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Faça disso um exercício diário. Faça com que seu corpo e sua mente entendam que seguir os prazos vai te ajudar em todas as outras demandas da vida, porque, dessa forma, você não se atrasará para mais nada.
Seja mais organizado
Para você conseguir seguir prazos, você precisará criar uma rotina e essa rotina deve incluir suas tarefas pessoais e, é claro, as profissionais e de estudo, caso existam.
Tenha uma agenda (em papel ou no computador, tanto faz) para anotar tudo o que precisar. No dia anterior já prepare suas pendências para o dia seguinte e estabeleça horários para cada coisa que você precisa fazer.
Ordem de importância
Além de fazer sua lista de atividades diárias e determinar um horário para cada uma delas, é importante dizer que elas devem estar listadas em ordem de importância: a mais importante deve ser a primeira tarefa a ser concluída no dia, e assim por diante. Dessa forma, tudo o que for mais urgente será realizado primeiro e você poderá se sentir mais tranquila e menos pressionada. Sem falar que, quando nos livramos dos afazeres mais pesados, difíceis, complicados e importantes, as tarefas mais simples fluem de uma forma mais rápida e tranquila.
Recompense-se por seu trabalho
A vida não é feita apenas de momentos de tensão. Todos nós precisamos relaxar e nos distrair das responsabilidades um pouco – o importante é saber administrar o seu tempo. Por isso, tenha um sistema de recompensa: a cada 50 minutos trabalhados, se dê 10 de descanso.
Mas, atenção: os 10 minutos não devem ser prolongados para 20 minutos, meia hora ou ainda mais. É importante adquirir essa disciplina. Também é válido deixar claro que, dependendo da atividade que você estiver desenvolvendo no momento, será impossível parar depois de 50 minutos, porque algumas coisas exigem mais tempo mesmo. Então, encontre um equilíbrio. Sempre que possível, mantenha essa divisão de 50 minutos trabalhados para 10 minutos de relaxamento (que pode ser o momento de ir ao banheiro, beber água, checar as redes sociais ou conversar com um amigo, por exemplo).
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Se você estiver desenvolvendo uma atividade que exija de você mais tempo, continue-a, mas tente não passar de duas ou três horas – aí, sim, você precisará de um pequeno descanso, até para retomar o trabalho ainda mais concentrado.
Não se sabote
Não sabote seu planejamento. Siga-o à risca. As primeiras semanas serão mais difíceis, mas com o tempo você perceberá que a procrastinação deixou de fazer parte da sua vida e, a partir de então, você terá muito mais controle em seus horários, em suas atividades do dia e, é claro, em suas escolhas!
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