Você já viu algum enfeite de um ser de cabeça de elefante e corpo humano? Sentiu-se curioso? Pois saiba que você viu nada mais, nada menos que a representação de Ganesha, deus indu bastante popular hoje em dia. Caso ele não seja tão popular assim para você, leia até o final e descubra um pouquinho mais sobre ele!
Ganesha e sua origem
Ganesha, também conhecido por Ganesh, Ekadanta, Vinayaka, Pillaiyar, Heramba ou Ganapati, é um deus da religião indiana chamada induismo. Existem muitas histórias acerca de sua origem, alguns dizem que ele nasceu do riso do deus Shiva – deus da transformação -, mas ao ser considerado muito sedutor, seu pai lhe deu uma cabeça de elefante e grande barriga. Outra história diz que Parvati, deusa do amor e fertilidade – criou Ganesha da argila a fim de protegê-la, mas quando Shiva e Ganesha se desenterram, Shiva matou Ganesha, e quando se arrependeu deu-lhe uma cabeça de elefante a fim de consertar seu erro. E, por fim, outra história sugere que Parvati estava grávida de Ganesha e criou seu filho sozinha por muitos anos. Quando Shiva finalmente retornou, pai e filho não se reconheceram e travaram uma grande luta. Shiva ganhou, e como resultado acabou cortando a cabeça do seu próprio filho. Parvati não pode acreditar no que aconteceu e rejeitou o marido. Shiva, arrependido, foi para a floresta e ao deparar-se com um elefante cortou sua cabeça e levou-a para o filho. Dessa forma, Ganesha ficou com corpo humano e a cabeça de elefante.
Ganesha e sua simbologia
O simbolismo de Ganesha começa pelo seu nome. Gana remete à multidão e isha à mestre, em outras palavras, Ganesha é conhecido como Senhor das Multidões ou Senhor dos Exércitos. Contudo, sua simbologia não acaba no nome. Ele é um deus aclamado por sua inteligência, proteção e sabedoria. Ele é a conexão entre o mundo espiritual e material, e da concepção de prosperidade em ambos os mundos. Graças ao ratinho que está sempre consigo – que simboliza sua habilidade de conseguir tudo o que quer - ele é conhecido como o deus que remove obstáculos, por isso ele é muito popular para as pessoas que estão começando um novo empreendimento.
Outra curiosidade é que cada parte do seu corpo carrega um significado ou simbologia:
Cabeça de elefante: sabedoria e inteligência;
Grande barriga: generosidade e aceitação;
Orelhas: para ouvir com atenção os devotos;
Olhos: para enxergar além do que se vê;
Machado na mão: para cortar o apego aos bens materiais;
As flores nos pés: simboliza o ato de compartilhar;
Os laddus: doces indianos que indicam a recompensa pelo seu trabaho;
O rato: indica o poder de ir além e se livrar de armadilhas ou de tudo aquilo que nos afasta do que é correto;
O colmilho: representação dos sacrifícios pelo objetivo maior.
Ganesha e suas celebrações
Sendo um deus que promove prosperidade, ele é bastante cultuado tanto na Índia quanto na Tailândia ou em qualquer outro país que o venere. Suas celebrações costumam acontecer no quarto dia da lua crescente entre agosto e setembro, bem como em seu aniversário, celebrado no quarto dia de lua crescente entre janeiro e fevereiro. As pessoas costumam oferecer-lhe doces, afinal, como o Mestre das Multidões poderia não gostar do alimento preferido das multidões, não é mesmo?
Você também pode gostar:
Agora que você conhece um pouco mais sobre Ganesha e sua história, que tal cultuá-lo na próxima vez que se ver frente a um obstáculo ou dificuldade? Ele, que já se encontrou em meio a tantas situações difíceis, com certeza oferecerá um ombro amigo e muitas prosperidades no seu caminho.
Confira também: