O yoga serve para acalmar o nosso corpo e mente, mas também para equilibrar os nossos chakras. Quando um chakra não está em harmonia com os demais, nós podemos nos sentir mais irritados, depressivos, inseguros e até mesmo mal-amados. Pensando na sua saúde e bem-estar, descubra agora algumas poses do yoga para equilibrar os seus chakras.
Chakra Muladhara
O primeiro chakra é representado pela cor vermelha, está localizado na base da coluna e é o suporte do nosso corpo: toma conta das nossas glândulas suprarrenais, ossos, músculos, coluna vertebral, quadril, pernas e pés. Quando bloqueado, nos sentimos inadequados e mal-amados.
Pose para harmonizá-lo:
- Fique em pé com as pernas separadas por um metro de distância e sinta a coluna se alongar;
- Com o peso do corpo distribuído nos dois pés, agache-se e pressione as palmas das suas mãos em frente ao seu coração, com os cotovelos dentro da área dos joelhos e tentando manter a coluna o mais reta possível;
- Inspire e expire lentamente pelo seu abdômen. Mantenha a pose e a respiração de trinta segundos a três minutos;
- Solte as mãos, deite-se de costas e descanse por alguns minutos sentindo os efeitos dessa pose em seu corpo.
Chakra Swadhisthana
O segundo chakra é simbolizado pelas cores laranja, roxa ou vermelha, dependendo da circunstância. Conhecido por ser o chakra do prazer, ele cuida de todo o sistema reprodutivo, tanto dos homens quanto das mulheres. Quando ele não está equilibrado, é comum cobrar-se demais e sentir-se emocionalmente instável e culpado.
Pose para harmonizá-lo:
- Deite-se apoiando as costas no chão. Concentre-se na sua respiração e observe o movimento que o seu corpo faz. Sintonize-se com a energia do céu e da terra;
- Dobre os joelhos apontando-os para o teto e mantenha os pés no chão próximos às nádegas. Posicione os braços ao lado do corpo com as palmas voltadas para baixo;
- Inspire e levante a coluna vértebra por vértebra. Expire voltando à posição inicial. Repita de 3 a 26 vezes;
- Permaneça com a coluna elevada e respire de forma consciente, segurando e esvaziando o ar lentamente. Repita por pelo menos 3 vezes;
- Finalize descendo a coluna lentamente ao expirar. Deite-se com as mãos voltadas para cima e pernas estendidas. Respire profundamente por alguns minutos.
Chakra Manipura
O terceiro chakra é simbolizado pelas cores amarela, verde e vermelha. Ele cuida do nosso pâncreas e está ligado à nossa relação com a matéria e poder pessoal. Quando desequilibrado, pode gerar enjoo, medo e irritação.
Para harmonizá-lo:
- Deite-se de bruços com os dedos dos pés estendidos. Apoie as mãos junto às costelas com os cotovelos dobrados;
- Inspire e empurre o corpo para cima, sustentando o peso nas mãos e nos pés. Mantenha os calcanhares alinhados e o olhar para o chão;
- Mantenha a posição por 30 segundos a 3 minutos, respirando profundamente e visualizando a luz fluindo;
- Para finalizar, apoie os joelhos no chão, sente-se sobre os calcanhares e descanse com as mãos sobre as coxas, na mesma duração da pose anterior.
Chakra Anahata
O chakra cardíaco é representado pelas cores verde e amarelo ouro. Ele rege o sistema cardiorrespiratório, imunológico e a glândula timo. Está relacionado ao altruísmo, compaixão e expressão de sentimentos. Quando bloqueado, causa angústia, depressão, materialismo e taquicardia.
- Sente-se sobre os calcanhares com a coluna ereta, prestando atenção à respiração;
- Estenda os braços para os lados. Depois, junte os dedos médios à frente do coração com os outros dedos retos e palmas voltadas para baixo;
- Feche os olhos e concentre-se na ponta do nariz;
- Repita mentalmente o mantra "Humee Hum Brahm Hum" enquanto abre e fecha lentamente os braços, mantendo-os paralelos ao chão e ativando o abdômen a cada movimento;
- Retorne os dedos médios ao centro do peito e relaxe o abdômen;
- Continue repetindo os movimentos por 3 a 11 minutos;
- Finalize com uma respiração profunda, segurando o ar, e relaxe com as mãos apoiadas nas coxas. Conecte-se com a energia do coração.
Chakra Vishuddha
O chakra laríngeo é associado às cores azul, lilás, rosa ou branco prateado. Responsável pela comunicação e expressão, rege a garganta, vias respiratórias e tireoide. Quando bloqueado, causa dificuldades para se expressar, dores de garganta, herpes e disfunções na tireoide.
- Ajoelhe-se com as pernas afastadas na largura dos quadris e mãos apoiadas acima dos quadris;
- Inspire e projete o peito para frente, inclinando a cabeça para trás com cuidado;
- Abaixe as mãos até os tornozelos e solte a cabeça para trás confortavelmente;
- Enquanto segura a pose (1 a 3 minutos), exale fazendo o som "hummm" para vibrar a garganta;
- Finalize inspirando, segurando o ar e retornando lentamente à posição sentada, concentrando-se na respiração.
Chakra Ajna
O chakra frontal é representado pelas cores índigo, branco-azulado, amarelo ou esverdeado. Está ligado à glândula pituitária, olhos e nariz. Rege a intuição, lógica e aprendizado. Quando bloqueado, pode gerar ceticismo, racionalismo excessivo e bloqueio criativo.
- Sente-se sobre os calcanhares com a coluna ereta, focando na respiração;
- Afaste os joelhos, incline-se para frente até a testa tocar o chão, braços estendidos à frente com as palmas juntas;
- Respire profundamente, visualizando luz ao redor. Mantenha-se assim por 3 a 11 minutos;
- Para finalizar, apoie as mãos no chão e erga o corpo começando pela base da coluna. Sente-se confortavelmente e respire.
Chakra Sahasrara
O chakra coronário é representado pelas cores violeta, branco ou dourado. Ele rege o cérebro, a produção de serotonina e o equilíbrio mental. Quando bloqueado, gera sensação de vazio, dependência de fatores externos para felicidade e desconexão espiritual.
- Sente-se sobre os calcanhares com a coluna ereta, sentindo a luz na respiração;
- Una as mãos em formato de tigela à frente do coração, com as palmas voltadas para o céu;
- Visualize o universo oferecendo sua energia às suas mãos, como um receptáculo divino;
- Feche os olhos e concentre-se na ponta do nariz, depois no terceiro olho;
- Inspire e expire profundamente, sentindo a luz entrar em seu ser;
- Permaneça assim por ao menos 3 minutos. Finalize abaixando os braços, sorrindo e agradecendo.
Essas foram algumas poses para te ajudar a harmonizar e trabalhar a energia dos seus chakras por meio do yoga! Capriche na sessão e conte-nos os benefícios que sentiu após essa prática!
Confira também: