A mitologia nórdica vem dos povos que habitaram o norte da Europa, onde hoje se encontram a Dinamarca, a Noruega e a Suécia. Esses povos ficaram conhecidos por seus guerreiros vikings e, junto com eles, o poder e força de seus deuses que os inspiravam nas batalhas.
Direto ao ponto:
Conheça alguns dos principais deuses nórdicos:
Odin
É o maior deus da mitologia nórdica. Ele é o senhor da magia e governante de Asgaard. Ele só possui um olho, pois sacrificou o outro em troca de sabedoria. Normalmente, ele é representado com a sua lança de combate e com dois corvos em seus ombros: Huginn e Munnin, que simbolizam o pensamento e a memória. É um amante das batalhas e inspirava os seus guerreiros a irem para a luta com coragem e bravura. É casado com a deusa Frigga, mas as histórias dizem que também possuía diversas amantes.
Loki
É o deus de personalidade mais complexa do panteão nórdico. Muitas vezes é retratado como um mentiroso. Mas, também é reconhecido por sua inteligência e sagacidade. Ele gosta de trapaças e travessuras e se diverte confundindo os outros.
Hel
Filha de Loki, é uma deusa das terras dos mortos. Costuma ser representada com expressões sombrias. Seu corpo é metade de uma bela mulher e metade de um corpo morto. Ela não é boa e nem má, mas justa! Aqueles que caiam em seus domínios podiam ser ajudados ou punidos de acordo com a sua justiça.
Thor
O deus guerreiro nórdico é conhecido também por ser o deus do trovão. Carrega consigo um martelo mágico. É filho de Odin e na mitologia ficou conhecido por batalhar contra os temidos gigantes de gelo.
Freya
É a deusa do amor, da sensualidade e da luxúria. Também é conhecida como uma exímia maga e feiticeira. Tem o poder de se transformar em um pássaro e viajar até o mundo dos mortos para trazer profecias.
Confira também: