“Os sonhos são realizações de desejos”, assim disse Freud quando em resumo falou sobre sonho. E, Freud desencadeou um processo onde destacou a condensação e o deslocamento:
Condensação: Um certo número de temas, imagens, figuras e ideias são combinados em uma só.
Deslocamento: Os pensamentos importantes da vida se manifestam de forma diferente como na realidade, por exemplo: Ter um problema no trabalho, a pessoa chegar em casa e chutar o cachorro. Como este tipo de deslocamento ocorre o tempo inteiro, Freud diz que só usando as associações de quem sonhou se pode chegar ao mapa emocional do sonho.
Logo, tanto a condensação como o deslocamento são fundamentais para se entender e interpretar sonhos segundo a teoria de Freud.
Para Jung interpretar sonhos além da condensação e do deslocamento, ele inseriu os arquétipos (individuais e coletivos). Para ele, “O sonho é, conforme sabem, um fenômeno natural. Não é fruto de uma intenção. Não podemos explicá-lo a partir de uma psicologia que provém da consciência. Trata-se de um modo específico de funcionamento que não depende da vontade e do desejo, da intenção ou do objetivo do Eu Humano. É um acontecimento não intencional, assim como todos os acontecimentos da natureza” (JUNG, 2011, p. 16).
Jung define o sonho em quatro partes:
1) O sonho representa a reação inconsciente frente a uma situação
2) O sonho representa uma situação que é fruto de um conflito entre consciência e inconsciência.
3) O sonho representa a tendência do inconsciente cujo objetivo é uma modificação da atitude consciente.
4) O sonho representa processos inconscientes que não evidenciam uma relação com a situação consciente.
Em resumo os sonhos para Freud e Jung são fundamentais para entendermos nosso inconsciente e o consciente. Se desejarmos saber quem somos de verdade, devemos dedicar um tempo de nossas vidas para o entendimento dos nossos sonhos, principalmente dos sonhos recorrentes.
Sonhar é um direito de todos os seres humanos, interpretá-los é uma dádiva para aqueles que buscam o autoconhecimento.
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