Os nodos lunares, também chamados de cabeça e cauda do dragão, são dois pontos encontrados no Mapa Astral de cada um de nós. Aparecem em lados opostos do mapa (norte e sul) e, da mesma forma, representam coisas contrárias.
O nodo sul (cauda do dragão) representa seus traços mais presentes e que mais facilmente são expostos por você. Estes traços são provenientes de suas memórias e experiências passadas. Portanto, tem a ver com “causa”.
Já o nodo norte (cabeça do dragão) representa o propósito de sua vida, o caminho que ela deve seguir e as características que você tem e que devem ser desenvolvidas para a construção de sua trajetória. Logo, tem a ver, portanto, com “efeito”.
A energia proveniente das peculiaridades do nodo sul é negativa — tem a ver com nosso carma, ou seja, ações incompletas em tempos passados que geram algum tipo de “ressaca” em nossa vida. Em contrapartida, há a energia proveniente das características do nodo norte, que é positiva.
Portanto, é importante que você saiba onde estão localizados os nodos norte e sul em seu mapa astral para entender melhor quais características de sua personalidade deve se esforçar para que aflorem, quais delas precisa conter e o que precisa mudar. Lembre-se de que, encontrando o nodo norte, você automaticamente situa o nodo sul, uma vez que são exatamente opostos em sua localização.
Direto ao ponto
Conheça qual a representação dos Nodos Lunares no Mapa Astral
A Cabeça e a Cauda do Dragão: saiba o que eles significam
Qual a importância dos nodos lunares na astrologia?
Como descobrir seus nodos lunares?
Data de nascimento Nodo lunar norte Nodo lunar sul
Navegue pelos nodos: Áries, Touro, Gêmeos, Câncer, Leão, Virgem, Libra, Escorpião, Sagitário, Capricórnio, Aquário e Peixes
Vale dizer que, mesmo que não concorde ou acredite em carma e ações de vidas passadas, muitas informações vindas de seus nodos podem auxiliá-lo a entrar numa reflexão mais profunda acerca de sua personalidade e, com isso, ajudará você a evoluir ainda mais como ser humano. Por isso, vale a leitura!
Conheça qual a representação dos Nodos Lunares no Mapa Astral
Em um mapa astral, os nodos lunares ajudam a entender as áreas de vida que exigem nossa atenção para o crescimento pessoal e espiritual. O Nodo Norte, ou Cabeça do Dragão, é o caminho a ser seguido, enquanto o Nodo Sul, ou Cauda do Dragão, nos alerta para os padrões que podem nos manter estagnados.
Eles estão sempre localizados a 180 graus de distância um do outro, formando um eixo que simboliza o caminho que devemos seguir para alcançar o nosso propósito de vida (Nodo Norte) e os padrões que precisamos superar, muitas vezes relacionados a vidas passadas ou experiências anteriores (Nodo Sul).
Além disso, os nodos lunares no Mapa Astral também indicam como podemos lidar com os desafios da vida e como nossas ações passadas influenciam o presente. Eles ajudam a identificar padrões emocionais e comportamentais que podem estar nos limitando e oferecem uma direção clara de onde focar nosso esforço para alcançar o equilíbrio e o crescimento.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Ao integrar as energias dos nodos norte e sul, podemos encontrar um caminho mais autêntico e alinhado com nosso verdadeiro destino. Por isso, os nodos lunares são considerados pontos essenciais no Mapa Astral para uma compreensão mais profunda de nossa missão de vida e das lições que a alma precisa aprender.
A Cabeça e a Cauda do Dragão: saiba o que eles significam
Os nodos lunares, conhecidos como Cabeça e Cauda do Dragão, são pontos astrológicos que não têm uma posição física no céu, mas representam as interseções das órbitas da Lua com a eclíptica do Sol.
Esses pontos têm uma importância significativa na astrologia, pois são relacionados aos nossos caminhos cármicos, ou seja, ao aprendizado de vidas passadas e à evolução de nossa alma.
A Cabeça do Dragão, ou Nodo Norte, aponta para as qualidades e experiências que precisamos desenvolver nesta vida, enquanto a Cauda do Dragão, ou Nodo Sul, simboliza as tendências, habilidades e comportamentos que carregamos de vidas anteriores e que devemos deixar para trás, a fim de evoluir.
A Cabeça do Dragão nos revela o destino e as lições que ainda precisamos aprender. Representa a direção que devemos seguir para atingir o nosso maior potencial e crescimento.
Está associada a novos desafios, à expansão da nossa consciência e ao desenvolvimento de aspectos que, apesar de difíceis, nos levam ao nosso propósito de vida.
Já a Cauda do Dragão indica aquilo que já dominamos em outras encarnações, os comportamentos automáticos e os padrões que, embora familiares e confortáveis, podem nos limitar se não evoluirmos para além deles. A Cauda do Dragão representa as lições que devemos desapegar e transformar.
Os nodos lunares não são planetas ou estrelas, mas seus efeitos astrológicos são profundos, influenciando as escolhas e o destino de uma pessoa.
O posicionamento dos nodos em um mapa astral pode dar uma compreensão clara das áreas da vida onde a pessoa está mais propensa a encontrar desafios, bem como das áreas que ela precisa explorar para cumprir sua missão de alma nesta vida.
Portanto, trabalhar conscientemente com os nodos lunares pode ajudar no processo de autoconhecimento e no entendimento do caminho de evolução espiritual.
Compreender a dinâmica entre a Cabeça e a Cauda do Dragão é como compreender o fluxo da vida, um equilíbrio entre o passado e o futuro, entre o que somos e o que podemos nos tornar.
Ao cultivar as qualidades do Nodo Norte e desapegar das limitações representadas pelo Nodo Sul, podemos trilhar um caminho mais alinhado com o nosso propósito maior, conduzindo-nos a uma vida mais rica e autêntica.
Qual a importância dos nodos lunares na astrologia?
Os nodos lunares têm uma grande importância na astrologia, pois são indicadores chave do caminho espiritual e das lições que a alma precisa aprender durante a vida. Eles não representam planetas ou corpos celestes físicos, mas são pontos matemáticos que indicam as interseções da órbita da Lua com a eclíptica do Sol.
O Nodo Norte (Cabeça do Dragão) e o Nodo Sul (Cauda do Dragão) são considerados os pilares do nosso destino e do nosso passado kármico, oferecendo insights profundos sobre nosso propósito de vida e sobre os padrões que devemos transcender.
A principal função dos nodos lunares é mostrar a direção do nosso crescimento espiritual. O Nodo Norte aponta para o futuro e o que devemos buscar para evoluir, enquanto o Nodo Sul se refere aos hábitos e características que carregamos de vidas passadas, que podem ser confortáveis, mas que já não contribuem mais para nosso desenvolvimento.
Ao trabalhar a energia do Nodo Norte, somos desafiados a abraçar novas experiências e qualidades, enquanto ao lidar com o Nodo Sul, podemos identificar e superar comportamentos limitantes que nos prendem a um ciclo repetitivo de sofrimento ou estagnação.
Além disso, os nodos lunares ajudam a entender melhor os conflitos internos e externos que enfrentamos na vida. Eles oferecem uma visão mais profunda sobre nossas escolhas e sobre como podemos alcançar um equilíbrio entre o que fomos e o que devemos ser.
Reconhecer a influência dos nodos lunares em nosso mapa astral pode nos proporcionar uma orientação valiosa, permitindo-nos navegar melhor pelas dificuldades da vida, aproveitar as oportunidades de crescimento e alinhar nossa jornada com o propósito espiritual que estamos destinados a cumprir.
A importância dos nodos lunares está em sua capacidade de nos guiar em nossa evolução pessoal e espiritual, ajudando-nos a compreender melhor as forças que moldam nossa trajetória e oferecendo a chance de seguir um caminho mais autêntico e transformador.
Como descobrir seus nodos lunares?
Para descobrir seus nodos lunares, você vai precisar de data, hora e local de seu nascimento. Nesse caso, é só pesquisar em um sistema ou aplicativo que calcule automaticamente essa configuração astral.
FAÇA AGORA SEU MAPA ASTRAL GRATUITO
Para facilitar, trazemos, a seguir, uma lista de datas de nascimento e os nodos sul e norte referentes a elas. É só procurar sua data de nascimento nos intervalos e encontrar os nodos lunares correspondentes. Caso sua data de nascimento não esteja abaixo, faça o seu Mapa Astral para descobrir.
Data de nascimento
29/01/1949 a 17/08/1950
Nodo Lunar Norte: Áries
Nodo Lunar Sul: Libra
18/08/1950 a 07/03/1952
Nodo Lunar Norte: Peixes
Nodo Lunar Sul: Virgem
08/03/1952 a 02/10/1953
Nodo Lunar Norte: Aquário
Nodo Lunar Sul: Leão
03/10/1953 a 12/04/1955
Nodo Lunar Norte: Capricórnio
Nodo Lunar Sul: Câncer
13/04/1955 a 04/11/1956
Nodo Lunar Norte: Sagitário
Nodo Lunar Sul: Gêmeos
05/11/1956 a 21/05/1958
Nodo Lunar Norte: Escorpião
Nodo Lunar Sul: Touro
22/05/1958 a 08/12/1959
Nodo Lunar Norte: Libra
Nodo Lunar Sul: Áries
09/12/1959 a 03/07/1961
Nodo Lunar Norte: Virgem
Nodo Lunar Sul: Peixes
04/07/1961 a 13/01/1963
Nodo Lunar Norte: Leão
Nodo Lunar Sul: Aquário
14/01/1963 a 05/08/1964
Nodo Lunar Norte: Câncer
Nodo Lunar Sul: Capricórnio
06/08/1964 a 21/02/1966
Nodo Lunar Norte: Gêmeos
Nodo Lunar Sul: Sagitário
22/02/1966 a 10/09/1967
Nodo Lunar Norte: Touro
Nodo Lunar Sul: Escorpião
11/09/1967 a 03/04/1969
Nodo Lunar Norte: Áries
Nodo Lunar Sul: Libra
04/04/1969 a 15/10/1970
Nodo Lunar Norte: Peixes
Nodo Lunar Sul: Virgem
16/10/1970 a 05/05/1972
Nodo Lunar Norte: Aquário
Nodo Lunar Sul: Leão
06/05/1972 a 22/11/1973
Nodo Lunar Norte: Capricórnio
Nodo Lunar Sul: Câncer
23/11/1973 a 12/06/1975
Nodo Lunar Norte: Sagitário
Nodo Lunar Sul: Gêmeos
13/06/1975 a 29/12/1976
Nodo Lunar Norte: Escorpião
Nodo Lunar Sul: Touro
30/12/1976 a 19/07/1978
Nodo Lunar Norte: Libra
Nodo Lunar Sul: Áries
20/07/1978 a 05/02/1980
Nodo Lunar Norte: Virgem
Nodo Lunar Sul: Peixes
06/02/1980 a 25/08/1981
Nodo Lunar Norte: Leão
Nodo Lunar Sul: Aquário
26/08/1981 a 14/03/1983
Nodo Lunar Norte: Câncer
Nodo Lunar Sul: Capricórnio
15/03/1983 a 01/10/1984
Nodo Lunar Norte: Gêmeos
Nodo Lunar Sul: Sagitário
02/10/1984 a 20/04/1986
Nodo Lunar Norte: Touro
Nodo Lunar Sul: Escorpião
21/04/1986 a 08/11/1987
Nodo Lunar Norte: Áries
Nodo Lunar Sul: Libra
09/11/1987 a 28/05/1989
Nodo Lunar Norte: Peixes
Nodo Lunar Sul: Virgem
29/05/1989 a 15/12/1990
Nodo Lunar Norte: Aquário
Nodo Lunar Sul: Leão
16/12/1990 a 04/07/1992
Nodo Lunar Norte: Capricórnio
Nodo Lunar Sul: Câncer
05/07/1992 a 21/01/1994
Nodo Lunar Norte: Sagitário
Nodo Lunar Sul: Gêmeos
22/01/1994 a 11/08/1995
Nodo Lunar Norte: Escorpião
Nodo Lunar Sul: Touro
12/08/1995 a 27/02/1997
Nodo Lunar Norte: Libra
Nodo Lunar Sul: Áries
28/02/1997 a 17/09/1998
Nodo Lunar Norte: Virgem
Nodo Lunar Sul: Peixes
18/09/1998 a 31/12/1999
Nodo Lunar Norte: Leão
Nodo Lunar Sul: Aquário
08/04/2000 a 09/10/2001
Nodo Lunar Norte: Câncer
Nodo Lunar Sul: Capricórnio
10/10/2001 a 13/04/2003
Nodo Lunar Norte: Gêmeos
Nodo Lunar Sul: Sagitário
14/04/2003 a 24/12/2004
Nodo Lunar Norte: Touro
Nodo Lunar Sul: Escorpião
25/12/2004 a 19/06/2006
Nodo Lunar Norte: Áries
Nodo Lunar Sul: Libra
20/06/2006 a 15/12/2007
Nodo Lunar Norte: Peixes
Nodo Lunar Sul: Virgem
Se você encontrou sua data de nascimento por aqui, veja, a seguir, as características dos seus signos cármicos, de acordo com cada nodo, e aprenda mais sobre si. E que tal checar também os signos de alguém que você conhece? Aproveite e convide essa pessoa a dar uma conferida na tabela!
Nodo Lunar Norte em Áries (Nodo Lunar Sul em Libra)
O nodo norte em Áries e o nodo sul em Libra caracterizam uma pessoa que quer se sentir livre e isso só vai acontecer quando tiver completo controle de sua vida e não depender de mais ninguém. Uma característica libriana bastante presente neste caso, que é necessário aprender a controlar, é a necessidade de apaziguar todas as situações. Isso pode ser ruim, pois há momentos em que concordar não é a melhor solução — muitas vezes, discordar é a coisa certa a se fazer, e pessoas com este posicionamento de nodos têm dificuldade em entender isso; colocar em prática qualquer discórdia, mesmo que benéfica, é muito difícil para eles.
Nodo Lunar Norte em Touro (Nodo Lunar Sul em Escorpião)
Quem tem a cabeça do dragão em Touro sofre muitos momentos impulsivos para adquirir bens materiais — isso pode ocorrer porque, em vidas passadas, sofreram perdas significativas em suas trajetórias. Estes momentos de impulso podem gerar muito desequilíbrio em sua vida, uma vez que adquirem coisas muitas vezes desnecessárias. Costumam, também, ser impacientes. Por isso, precisam aprender a ter limites, entender que, quando organizados e cuidadosos, não precisam de cada vez mais coisas para sobreviverem. É importante, além disso, trabalhar para que a opinião de outras pessoas não seja tão importante, pois nodo em Touro faz as pessoas terem medo de julgamentos alheios.
Nodo Lunar Norte em Gêmeos (Nodo Lunar Sul em Sagitário)
Nativos com nodo norte em Gêmeos acham que são os reis da razão — de fato pensam que ninguém sabe mais que eles próprios e, por isso, não há possibilidade de estarem errados. Achar que sabe tudo pode causar discussões desnecessárias na vida, sem falar em possíveis constrangimentos. Lembre-se de que todos nós aprendemos coisas novas todos os dias e, mesmo aprendendo muito, continuamos sabendo pouco. Também é preciso aprender a ouvir os outros. Tenha a humildade de reconhecer que outras pessoas podem ter ideias tão boas ou, inclusive, melhores que as suas.
Nodo Lunar Norte em Câncer (Nodo Lunar Sul em Capricórnio)
Ter o nodo norte em Câncer significa querer controlar tudo e todos que estejam presentes em sua vida. Esse controle absoluto de tudo vem da necessidade de sentir que tudo precisa estar sob sua responsabilidade para que dê certo e todos fiquem bem. Isso pode fazer, inclusive, que cuidem da vida alheia, o que pode não ser bem visto. Este balanço emocional nada linear faz com que fiquem descompensados. Tire essa armadura que você veste e permita que os outros lhe conheçam pelo que é de fato, mesmo com erros e defeitos. Tenha coragem de admitir que nem sempre pode e precisa estar no controle de tudo.
Nodo Lunar Norte em Leão (Nodo Lunar Sul em Aquário)
Muito provavelmente, quem tem nodo norte em Leão, em outras vidas foi uma pessoa que deixava de lado (por vontade ou por necessidade) seus desejos e vivia em função dos outros, sejam amigos ou familiares. Portanto, hoje, são carentes, muito sonhadores e precisam se sentir amados. Saiba que agora você pode ser o centro das atenções em alguns momentos. Também precisa ter força de vontade para impor o que quer e correr atrás disso.
Entenda tudo sobre o seu mapa astral neste artigo
Nodo Lunar Norte em Virgem (Nodo Lunar Sul em Peixes)
Pessoas com o nodo norte em Virgem e o nodo sul em Peixes são extremamente sonhadoras. Precisam colocar os pés no chão e pensar mais racionalmente. Precisam, também, entender que certos momentos da vida precisam ser vividos com seriedade e responsabilidade.
Nem sempre é hora de sonhar! Como estão sempre sonhando, costumam ser um pouco preguiçosas e desleixadas, pois não têm tempo de lidar com a realidade. É preciso aprender a ter foco, disciplina e concentração.
Nodo Lunar Norte em Libra (Nodo Lunar Sul em Áries)
Com nodo norte em Libra e o sul em Áries, as pessoas tendem a ser muito autossuficientes, ou seja, fazem tudo sozinhas por acharem que não precisam de mais ninguém. Por isso, precisam se esforçar a entender que somente com ajuda atingimos nossos objetivos. Aprender a respeitar os demais também é um desafio, mas necessário. Ser egoísta é fácil demais, então também precisam, e muito, controlar o egoísmo e entender que as outras pessoas também existem e têm vontades e sentimentos.
Nodo Lunar Norte em Escorpião (Nodo Lunar Sul em Touro)
São muito teimosos e materialistas. Aprendam a abrir mão de tanta teimosia e dessa necessidade exacerbada de ter tantos bens materiais que tudo começará a fluir de maneira mais natural em suas vidas. Tenham o equilíbrio que a disciplina na rotina proporciona e entendam que mudanças também devem ser bem-vindas — isso significa não ter medo de correr riscos (claro que quando calculados e previamente analisados).
Nodo Lunar Norte em Sagitário (Nodo Lunar Sul em Gemeos)
Quem possui nodo em Sagitário se deixa levar pelos outros somente para se sentir aceitos no grupo. Acabam aderindo “modinhas”, mesmo que não concordem com elas, somente por essa extrema necessidade que têm de sentirem a aceitação dos outros. Por isso, também correm o risco de serem indecisos e pouco honestos — falam muita coisa somente para impressionar. É preciso entender que relações verdadeiras são construídas apenas com honestidade e confiança. Fofocas e mentiras não devem fazer parte do pacote.
Nodo Lunar Norte em Capricórnio (Nodo Lunar Sul em Câncer)
Aqui acontece uma mistura de apego ao passado com imaturidade para encarar o presente, pois não querem encarar as responsabilidades do futuro. São pessoas medrosas, dependentes dos outros para realizar até mesmo pequenas coisas do dia a dia. Ser menos infantil é essencial, assim como saber que, quando adulto, nem sempre teremos alguém a quem correr. Se você tem o nodo norte em Capricórnio, aprenda a viver o presente e não seja tão apegado às lembranças. Elas são importantes, mas não devem guiar sua vida.
Saiba o que representa o fundo do céu no mapa astral
Nodo Lunar Norte em Aquário (Nodo Lunar Sul em Leão)
Nodo norte em Aquário e nodo sul em Leão formam uma pessoa que necessita (e muito) chamar a atenção de todos a sua volta, além de não se importar em correr o risco que for para que seja notada e para que prove para os outros (e, acima de tudo, a si próprio) que é forte e que merece ser o líder. Os maiores desafios para as pessoas com estes nodos encontram-se nas causas e nos valores mais essenciais do ser humano, como dignidade, igualdade, respeito, amizade e amor.
Nodo Lunar Norte em Peixes (Nodo Lunar Sul em Virgem)
São tão exigentes, inflexíveis, ligados aos mínimos detalhes e criteriosos que chega a cansar qualquer pessoa que esteja por perto. São exagerados até com eles próprios, pois querem sempre a perfeição em tudo e em todos. Precisam relaxar um pouco, tentar exercitar o lado criativo do cérebro e desapegar um pouco de tanta organização. Entendam que todo ser humano erra, sem exceção. Aceitem mais e julguem menos!
Descubra o significado de um trígono no mapa astral
Os nodos lunares são elementos que provam que a Astrologia é muito mais do que a previsão do horóscopo do dia. Entender esses pontos no seu Mapa ultrapassa o autoconhecimento: é um processo que guia você em sua jornada espiritual, trazendo aprendizado. É sua chance de reparar erros do passado (desta e de outras vidas), buscar conciliação e evoluir pessoal e espiritualmente.
Confira também: