O papel das pedras na Umbanda

Quando falamos de algumas religiões, sempre vem à mente alguns objetos que são frequentemente usados. Independentemente da religião, alguns objetos ajudam a fazer os rituais e as pedras são alguns desses artifícios muito comumente usados no mundo espiritual. Isso porque elas canalizam energia e podem ajudar a atrair boas vibrações. Na Umbanda não é diferente, as pedras também têm um papel importante em suas celebrações e cultos, entre outras coisas.

Como as pedras fazem parte da natureza, trazem em si uma energia intensa e pura. Dessa forma, conseguem buscar com mais efetividade e sucesso a energia pretendida do mundo espiritual. Elas funcionam como uma estrada sem grandes desvios, daquelas em que sabemos o caminho, a distância e o tempo que levamos para chegar até onde queremos.

Nos terreiros de Umbanda, sempre vemos logo debaixo do altar uma pedra grande e outras menores servindo de adorno e de complemento para os outros objetos. É comum também que algumas vestes sejam enfeitadas com pedras e até mesmo que se tenha o costume de manipular alguns desses minerais com as mãos enquanto as orações são feitas e as entidades chamadas.

Cada pedra tem uma conexão direta com alguma entidade, pois elas representam melhor o mesmo tipo de energia que os orientadores dos umbandistas.

Leia também "A pedra da sorte para cada signo"

Confira a lista abaixo para que saiba como agradar ou chamar a entidade pretendida:

Quartzo Branco: Representa a entidade Oxalá;

Quartzo Rosa: Representa o Oxum;

Quartzo Verde: Representa Oxóssi;

Ágata de fogo ou Calcita laranja: Egunitá;

Ametista, ametrino ou rubelita: Nanã;

Granada ou Rubi: Pomba-gira e Ogum;

Pedra do Sol ou Jaspe vermelha: Xangô;

Opala: Oxumarê;

Esmeralda ou Calcedônia: Obá;

Citrino: Iansã;

Turmalina Negra: Obaluaê;

Água Marinha: Iemanjá;

Ônix negro: Omolu;

Turmalina Negra ou Cianita Negra: Os Exus.

Confira também: