O nono mês do ano, conforme o calendário gregoriano, que é o oficial em nosso país, tem 30 dias. Ele representa o fim do inverno e o início da estação mais perfumada, colorida e cheia de vida, que é a primavera.
Enquanto o Hemisfério Norte é marcado pelo equinócio de outono, no Hemisfério Sul, onde se localiza o Brasil, ocorre o equinócio de primavera. Muitas são as energias desse período próspero e repleto de movimento e de alegria. Explore o significado espiritual do mês de setembro e absorva a magia da vida que se abre diante dos nossos olhos com força total.
“Sorria! Setembro chegou, trazendo consigo cores, flores e amor.” (Michelle Meneses)
Setembro é um mês especial porque, embora a primavera comece a partir do dia 22 ou 23, ele chega trazendo a expectativa das cores, das flores e o amor com que a vida nos presenteia e nos enche de esperança nos recomeços e nas transformações. É tempo de alegria!
Setembro e o seu significado espiritual
O nome “setembro” tem origem no latim e vem de “septem”, que significa “sete”. Foi dado a este mês quando ele era o sétimo do ano no calendário romano, no qual o primeiro era março. Quando os meses de janeiro e de fevereiro passaram a ser os primeiros do ano, ele passou a ser o nono, porém o nome foi mantido. O mês da primavera, no Brasil, é um dos mais agradáveis e oferece vida nova, movimento e transformações. Ele incentiva a tomar como exemplo a natureza para que se experimente mudanças pessoais, na casa, no ambiente de trabalho e nos relacionamentos.
Setembro é um convite ao desapego, à liberdade e a enxergar a plenitude da vida com todas as suas nuances, sons e fragrâncias. Ao mesmo tempo nos inspira à união com o amor universal e a viver em sintonia com o nosso propósito. Enquanto a vida visivelmente floresce, o nono mês nos estimula a desabrochar sentimentos como alegria, confiança, esperança, superação e fé. Ele traz a certeza de que um ciclo se encerra para dar lugar a outro. Ele exprime a força e a sabedoria do Universo.
Em setembro ocorre o equinócio de primavera, um momento de perfeito equilíbrio entre as energias do Sol e da Lua, do dia e da noite, do yin e do yang e do masculino e do feminino. Também é apropriado para a cura, para a renovação, para elevar a fé e para liberar os sentimentos negativos.
As datas históricas também contextualizam as energias de setembro. O dia 7, por exemplo, marca a independência do Brasil, que ocorreu em 1822. Esse fato trouxe uma série de consequências, mas influenciou o nosso DNA enquanto nação e nos inspira a valorizar a nossa liberdade. Também o Dia Internacional para a Preservação da Camada de Ozônio (16), que, além de ter como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância da preservação dessa camada para a vida no planeta, traz a energia de respeito aos seres vivos e a compreensão de que formamos uma grande unidade sob as leis de causa e efeito do Universo.
O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência (21) aborda o direito à integração social da pessoa com deficiência. Traz uma reflexão sobre o quanto acolhemos, sem preconceitos de qualquer ordem, as pessoas que não representam a maioria e se realmente as entendemos como nossos semelhantes e vindas da mesma essência divina.
A campanha Setembro Amarelo permite perceber o limiar da vida. Ao conscientizar sobre a prevenção ao suicídio, ela faz refletir sobre propósito, alegria de viver, meios de lidar com frustrações, medos e incertezas. Inspira a examinar as nossas capacidades de lidar com situações de estresse e de depressão e nos coloca diante das fragilidades e impotências humanas. Também alerta que precisamos desenvolver nossa empatia e solidariedade.
Na umbanda, os terreiros ficam em festa nas celebrações do Dia de Cosme e Damião (27). São feitas orações e pedidos para que essas duas divindades infantis intercedam por ajuda nas causas difíceis, como cura espiritual.
Em setembro, ocorre uma importante e espiritualmente significativa celebração para os seguidores do judaísmo, que é o Rosh Hashaná — ou Ano Novo judaico, que marca o início de um período de reflexão, de revisão dos erros cometidos e de arrependimento para obter o perdão divino no posterior Dia do Perdão, chamado de Yom Kipur.
Setembro representa o número 9, que significa o fim de um ciclo e início de outro. Tem as energias do amor universal e da realização espiritual, bem como da determinação para seguir uma missão. Espelhe-se na generosidade deste mês e ofereça suas melhores qualidades. Permita-se usufruir a vida em todo o seu esplendor.
Qual é o significado espiritual para os nascidos no mês de setembro?
As pessoas nascidas em setembro são dedicadas, sociáveis e sinceras. São independentes e cheias de carisma, mostrando entusiasmo e determinação. Convincentes, são reconhecidas pelas boas ações que praticam e agem com simplicidade, elegância e humildade.
Aqueles que nascem entre os dias 1 e 22 do mês, sob o signo de Virgem, apreciam a estabilidade e costumam ser racionais e cautelosos. Apoiam-se na objetividade e são práticos. Além disso, têm senso analítico e são organizados, detalhistas e trabalhadores. Aproveitam as energias do mês para refletir e compreender aonde pretendem chegar.
Já as pessoas nascidas entre os dias 23 e 30, sob o signo de Libra, são equilibradas, sensatas, compreensivas e gostam de dizer a verdade. Valorizam a beleza e a estética. Aproveitam as vibrações do mês para seguir no caminho correto, conforme seus princípios e valores morais.
Os nascidos em setembro têm destacadas habilidades de liderança e de comunicação e influenciam os demais a irem em busca de seus objetivos. Gostam de concluir o que começam e usam a elevada inteligência que possuem para alcançar o crescimento pessoal. Enxergam os fracassos como degraus para o sucesso.
Orações para o mês de setembro
A oração é um recurso para se conectar ao Eu Superior e ajuda a desenvolver a espiritualidade. Setembro tem a vibração do entusiasmo e do fortalecimento das energias. Veja duas propostas para se unir à essência divina e às emanações que este mês traz.
Oração do mês de setembro para agradecer pela beleza da vida
Faça esta oração todos os dias do mês, preferencialmente ao anoitecer.
“Senhor Onisciente, Onipresente e Onipotente! Venho a Ti para agradecer pela beleza da vida, pelas pessoas que estão presentes no meu cotidiano e por aquelas que não estão neste plano, mas que fizeram de mim quem sou. Agradeço por tudo o que conheço neste mundo maravilhoso que me concede e por toda a beleza que me cerca, que enternece o meu coração e desperta a minha mente para compreender o Seu amor. Alegro-me pelo mês de setembro, que agora recebo, em suas cores, formas, seus perfumes e sons. Tudo é encantamento e fruto de Suas dádivas. Agradeço, meu Deus, por toda a Sua Criação. Amém!”
Oração de setembro para agir com sabedoria
Faça esta oração todos os dias do mês de setembro, preferencialmente pela manhã.
“Meu Deus Todo Poderoso! Agradeço por tudo o que sou, pelo que tenho e pelas pessoas que estão na minha vida. Deposito toda a minha confiança em Sua providência, por isso peço sabedoria para decidir e para agir com amor, respeito e bondade. Conceda a mim equilíbrio e justiça para compreender os desafios e superar as dificuldades com bom uso das minhas capacidades. Que floresçam os melhores sentimentos em mim e que eu seja uma inspiração para as pessoas do meu cotidiano. Eleve a minha competência para ouvir e me torne tolerante diante do que eu não consiga aceitar. Que eu irradie paz e alegria por onde passar. Amém!”
Rituais para o mês de setembro
Os rituais são meios para atrair as energias que desejamos. Setembro é um mês naturalmente mágico e promissor. Aproveite duas sugestões para usufruir das boas vibrações deste ciclo.
Ritual de setembro para realizar projetos
Este é um ritual simples, que aproveita a energia da deusa Ostara para alcançar a realização de um projeto. Deve ser feito no dia do equinócio de primavera.
Materiais:
- Uma muda de ervas que são cultivadas na época. Se preferir, pode ser de flor;
- Um vaso que seja adequado à erva ou à flor escolhida;
- Terra vegetal e outros componentes necessários e adequados ao tipo de planta;
- Água;
- Regador ou borrifador.
Modo de preparo:
1. Energize a muda da planta escolhida, mentalizando três projetos importantes que deseja realizar. Peça ajuda à deusa Ostara (da fertilidade, do amor e do renascimento). Visualize uma luz branca sobre a planta.
2. Faça o plantio da muda (pesquise a forma adequada na loja de plantas ou na internet).
3. Borrife água ou regue a muda e mentalize que ela está crescendo e que seus projetos estão se realizando.
4. Agradeça à deusa por realizar os seus desejos.
5. Cuide de sua muda e dos seus projetos com carinho e com alegria.
Ritual de setembro para contemplação e conexão com a primavera
Este ritual é simples e deve ser feito todos os dias de setembro, a partir do início da primavera.
Materiais:
-
Um tapete para yoga ou uma almofada
-
Um incenso de sândalo;
-
Incensário.
Modo de praticar:
1. Escolha um jardim ou um parque florido onde possa realizar o ritual.
2. Coloque o tapete ou a almofada no solo de um local tranquilo e seguro.
3. Acenda o incenso e coloque-o no incensário à frente do tapete.
4. Sente-se sobre o tapete ou sobre a almofada em posição de lótus.
5. Em silêncio, observe atentamente toda a beleza da vida à sua volta. Contemple por alguns segundos as flores, folhas, formas, cores, os pássaros, sons, perfumes, animais, a água, a terra etc. Sinta o Sol e a brisa em você.
6. Agradeça por tudo o que você vê, conhece e sente. Demonstre alegria por estar ali.
7. Descarte as cinzas do incenso na terra da flor ou da planta que considerar mais bonita.
Setembro é um mês convidativo a abandonar a introspecção do inverno e se abrir para a estação da primavera. A energia de transformação, do amor e da esperança fazem desse ciclo do ano oportuno para se fortalecer e renovar a fé. Deixe-se envolver pela atmosfera de alegria que ele emana.
Confira também: