A inveja é causada pelo grande descontentamento e incômodo que surge por meio da visualização da prosperidade alheia. Essa sensação, atrelada a um intenso desejo de possuir o que o outro tem, configura-se na famosa “dor de cotovelo”, que pode evoluir para sentimentos como ódio, ciúme, ganância e ambição. Sua identificação é complexa, pois há quem consegue camuflar quando a sente. Nesses casos, é difícil apontar certeiramente quando está acontecendo uma situação de inveja.
Sabe aquele amigo que na sua frente te elogia, te parabeniza e aparenta ficar feliz pelo seu sucesso, mas pelas costas faz planos para te derrubar? Pois é, esse é um dos casos que mostram que esse sentimento é algo que está presente em pessoas que fazem parte do nosso dia a dia, o que pode nos causar grande surpresa quando descoberto.
Porém nada nesse mundo fica oculto, e com a inveja não seria diferente. Apesar de algumas pessoas conseguirem disfarçar bem o que sentem, sempre deixam pistas que, se bem observadas, identificam o sentimento. Grande parte é detectada por meio de:
- Expressões: desconfie de quem só se expressa em tom de superioridade e quem fica feliz de modo exagerado pela sua conquista ou faz de tudo para que você fique triste pelo mesmo motivo. Pessoas que te apoiam e querem ver você bem jamais se expressariam dessa forma.
- Falas: pessoa que faz comentários e observações negativas sobre terceiros, sempre dá uma opinião negativa em seus planos ou só se envaidece por suas conquistas e feitos tem grandes chances de se revelar como invejosa. Por isso tome cuidado com quem você compartilha suas metas e sonhos.
- Atitudes: imitar você frequentemente e agir de modo que te prejudique são notórias atitudes de quem é invejoso. O último item, que seria sobre prejudicar, pode ser muito perigoso, uma vez que é desconhecido o limite e o controle que a pessoa possui de si mesma. Então é melhor não arriscar.
Ninguém está imune a esse mal. Em contrapartida, ninguém quer ser alvo de inveja. Muitas vezes, descobrimos tal sentimento por meio dos sonhos, que são ações involuntárias produzidas pela mente no período do sono.
Faça orações poderosas para afastar a inveja
Uma curiosidade é que os mamíferos (incluindo o ser humano) têm de 4 a 5 sonhos por noite, cada um com aproximadamente 25 minutos de duração, que nem sempre são lembrados, mas acontecem. Essas curtas exibições podem mostrar como a inveja vem sendo manifestada, além de revelar que ela pode estar mais próxima do que se imagina.
Descubra a seguir 5 sonhos que indicam inveja:
Picada de abelha: se você sonhou sendo picado por uma abelha, cuidado, porque pode ser que você esteja rodeado de amigos falsos.
Lama: além de significar sujeira, a lama pode relatar que você está sendo alvo de inveja e calúnia. Serve como um excelente sinal para que você analise quem faz parte da sua vida e tem acesso à sua intimidade.
Reflexo do rosto de outra pessoa: ao sonhar com o reflexo de um rosto que não seja o seu, isso pode significar que a pessoa que apareceu tenha inveja de você.
Tatuagem: sonhar com alguém sendo tatuado mostra que você deve ter cuidado com as pessoas à sua volta, pois podem estar acontecendo situações de inveja envolvendo mentiras.
Pé: ver em sonho o próprio pé quer dizer que a inveja e o ciúme podem estar rodeando a sua vida.
Aparentemente, parecem sonhos estranhos e sem sentido, mas acredite: eles contêm relevante significado.
Veja o que desperta inveja no seu signo
Fique atento aos sinais e, caso identifique inveja em alguém, afaste-se dessa pessoa e fale apenas o necessário. Não exponha fatos da sua vida, tampouco compartilhe seus desejos. Esse sentimento precisa ser tratado e você pode ajudar nisso, conversando e auxiliando o indivíduo no que for necessário. Utilize nossas valiosas dicas e atente-se!