O Reiki é uma técnica japonesa criada por um monge budista onde se utiliza a energia vital - chamada de “ki” pelos japoneses - para tratar diversos males, sejam físicos, psicológicos ou emocionais. No Reiki, a energia vital é canalizada pelo terapeuta e é transmitida através da palma de suas mãos. O terapeuta também faz o uso de símbolos para canalizar energias específicas de acordo com o problema da pessoa que ele estiver tratando. Veja abaixo o significado dos quatro símbolos tradicionais:
Cho Ku Rei
Significa “ponha todo o poder do universo aqui”. Esse símbolo está ligado à energia primordial do universo e por isso canaliza muita força e ímpeto. Pode ser utilizado para proteção, purificação ou colocar ou reforçar uma energia. Ele dá vitalidade quando sentimos que precisamos de uma força a mais para seguir em frente e transpor obstáculos e problemas de saúde.
Sei He Ki
Esse símbolo significa “homem e Deus tornam-se um só”, ou em outras interpretações “chave do universo”. Ele tem o poder de trabalhar com as emoções, harmonizando aquelas que estão desequilibradas e transmutando os sentimentos prejudiciais em sentimentos benéficos. Por isso está ligado à purificação e limpeza, mas levando em conta o lado emocional da pessoa. Algumas pessoas o associam ao elemento água e à Lua.
Hon Sha Ze Sho Nen
Significa “nem passado, nem presente, nem futuro”, mas também é associado ao significado do “namastê” indiano - “o Deus que está em mim saúda o Deus que está em você”. Ele trabalha no plano mental e pode ser utilizado para a cura da distância. Como o plano mental está além do tempo e espaço, é um símbolo que está ligado ao conceito de superar os traumas e dificuldades do passado para que não tenha mais a necessidade de reencarnação.
Dai Ko Myo
É conhecido como o que simboliza a frase “Deus brilhe sobre mim e seja meu amigo” e está ligado à realização. É um símbolo ligado ao mundo espiritual e às verdades de cada pessoa. É ensinado aos alunos de Reiki de nível mais avançado, pois possui um poder muito grande e pode amplificar a energia dos outros símbolos.