A vida é repleta de etapas. Conforme vamos passando por diversas delas, percebemos que o seu nível de dificuldade aumenta na mesma proporção em que nossas responsabilidades também crescem consideravelmente.
Para que sejamos capazes de lidar com essas mudanças, é preciso que tenhamos em mente que essas transformações são boas. Elas representam, afinal de contas, o nosso sucesso em todas as fases anteriores. Portanto, se estamos lidando com algo que parece muito difícil no momento, é porque somos fortes o suficiente para tratarmos essa situação de maneira eficiente e bem sucedida.
Nesse cenário, algo muito importante também entra em ação: o nosso nível de amadurecimento. É ele quem dita, afinal de contas, o quão responsável nós somos e, assim, o que somos ou não capazes de lidar em nossa vida.
Pode parecer que isso não passa de um monte de baboseira que os adultos dizem a si mesmo para se sentirem mais completos com seus feitos, mas tudo isso é a mais pura verdade. Olhar para trás, para uma trajetória repleta de deveres cumpridos e desafios solucionados, é muito satisfatório. Contudo, isso só é possível quando aprendemos a lidar com as nossas responsabilidades e tratá-las com a seriedade que elas requerem.
Todavia, é necessário ficar atento. Um nível muito intenso e precoce de amadurecimento também pode nos afetar negativamente, já que nos impede de aproveitar as nossas diferentes fases da vida, de maneira apropriada. Sendo assim, o equilíbrio sempre deve estar presente em todas as áreas de nossas vidas.
Ao mesmo tempo em que existem pessoas que são extremamente responsáveis e lidam com todos os seus desafios diários de maneira exemplar, existem aquelas que deixam tudo para depois e, no final, precisam procurar ajudas externas para conseguirem chegar ao patamar em que desejam.
Já parou para se perguntar em qual dos dois grupos acima você pertence? Será que você é uma pessoa responsável, ou ainda precisa amadurecer mais um pouco? Responda ao nosso rápido teste de apenas cinco perguntas e descubra!
Confira também: